quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SALAS DE APOIO PEDAGÓGICO

Projeto desenvolvido com alunos da 2ª série busca sanar dificuldades de aprendizado

Utilizar uma metodologia diferenciada, valorizar a auto-estima e buscar o desenvolvimento integral do aluno são os eixos do projeto "Reencantando a Educação", das Salas de Apoio Pedagógico que proporciona aos educandos da 2ª série do Ensino Fundamental a oportunidade de sanar suas dificuldades de aprendizado.

Os três melhores trabalhos do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Castro foram premiados nesta quinta-feira (4) em cerimônia no Teatro Bento Mossurunga, após a apresentação dos projetos das 17 escolas participantes.

Ensinar os conteúdos de forma lúdica utilizando brincadeiras, criatividade e envolvendo a família nas atividades de sala de aula fazem parte de uma metodologia que procura desenvolver também a afetividade, a imaginação e a socialização.

Nas atividades desenvolvidas durante o ano, as professoras focaram situações- problemas, utilizaram obras clássicas, música e diversos outros recursos para que o aluno pudesse superar seus limites, despertando o interesse e a participação nas atividades da escola. O resultado foi a melhora no aprendizado de conteúdos diversos e a multiplicação do conhecimento.

Vencedores

Os três trabalhos premiados foram das professoras Michiele de Souza Santos da Escola Municipal Dr. Lourival Leite de Carvalho (1º), Luciana Soares de Meira da Escola Municipal Dr. Jahir Lopes e Rosangela Valenga (3º) da Escola Municipal de Jardim Bela Vista.

O primeiro e segundo lugares receberam como prêmio uma viagem a Foz do Iguaçu.

A professora Michiele destacou que é possível ensinar de uma forma diferente. "Foi um prazer, a batalha foi grande e cumpri o objetivo com as crianças".

Para uma das coordenadoras do projeto, Neiva de Fátima Bueno da Silva, o resultado do projeto é gratificante. "As crianças realmente melhoraram o aprendizado e esse é o nosso maior objetivo. Superou as nossas expectativas".

Para a professora Maria Aparecida Carlos, uma das avaliadoras dos projetos, a idéia é válida porque o professor busca o conhecimento através da pesquisa. "É um incentivo às professoras de buscarem uma forma diferente de ensinar".

A avaliadora Leila Aparecida Pucorte ressaltou que diante das grandes dificuldades que a educação encontra na alfabetização, uma metodologia diferente valoriza o aluno e o professor. "É o caminho para o futuro".

Para a coordenadora de Educação da secretaria, Rejane Nocera, as professoras aceitaram o desafio de serem autênticas e se comprometeram com os alunos. "É um obstáculo vencido, uma grande vitória. Hoje colhemos os frutos desse trabalho que foi árduo, mas recompensador. Todas são vencedoras".

O projeto

As Salas de Apoio Pedagógico são preparadas de forma diferente, com material atrativo para atingir o foco de aprendizagem dos alunos de forma prazerosa, dinâmica e criativa. Cada professor desenvolve um projeto em sua sala de aula que contemple as diversas áreas do conhecimento, buscando sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos da segunda série do Ensino Fundamental, respeitando as diferenças, singularidades e os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.

As aulas acontecem em sessões semanais, em contra turno escolar e os alunos são divididos em grupos de no máximo dez, priorizando o atendimento individualizado. O desenvolvimento do aluno é acompanhado diariamente e todo o material acumulado na realização das atividades é reunido em uma pasta.

Durante o projeto, a coordenação realiza visitas de intervenção pedagógica para sanar as dificuldades encontradas.

das assessorias: