Mais de nove mil refeições serão servidas diariamente
A empresa Starbene Refeições Industriais, vencedora da licitação para fornecimento da merenda escolar na rede municipal de ensino de Castro, promoveu nesta terça-feira (21) capacitação para 80 merendeiras na Escola Municipal Dalila Ayres. O treinamento foi acompanhado por representantes do Conselho de Alimentação Escolar.
De acordo com a coordenadora da Starbene em Castro, Daiane Buratto, as profissionais receberam orientações sobre boas práticas de fabricação dentro da cozinha, higiene pessoal, higiene na manipulação de alimentos, porcionamento de merenda, coleta de amostra de alimentos e utilização do uniforme. “Estamos apenas relembrando pontos que as merendeiras já aprenderam, mas que é necessário estar sempre retomando para que a confecção dos alimentos seja feita dentro de padrões rigorosos de higiene”, diz.
Ainda esta semana, as merendeiras receberão o cardápio que será servido nas escolas, seguindo padrão estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que recomenda percentuais de calorias e proteínas por quilo de alimentação, conforme a faixa etária.
Diariamente, serão servidas mais de 9 mil refeições para 37 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. A empresa também é responsável pelo fornecimento do gás, limpeza e dedetização das cozinhas, manutenção e assistência dos equipamentos. A cada refeição é coletada uma amostra dos alimentos e também da água utilizada no preparo dos alimentos. Cada merendeira recebe dois uniformes compostos de calça, camiseta e avental na cor branca. Semanalmente, as nutricionistas verificam como está o preparo da merenda nas escolas.
O Superintendente de Transporte e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Giovani de Castro Zadra, destaca que a capacitação é realizada duas vezes por ano para as merendeiras. “Nosso objetivo é que as crianças tenham uma merenda preparada com todos os cuidados necessários e adequada ao desenvolvimento físico. Criança bem alimentada com certeza, tem maior rendimento no aprendizado”.