sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Proerd forma mais de mil alunos

Programa previne contra as drogas e a violência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou nesta sexta-feira (18), 1157 crianças da 4ª série do ensino fundamental da rede municipal de Castro. A cerimônia de formatura aconteceu na pista de atletismo, ao lado da Secretaria Municipal de Educação. As quatro melhores redações abordando o tema foram premiadas.

O programa desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Castro é dirigido a alunos da 4ª série que aprendem com o auxílio de uma cartilha, a prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes. O material também aborda o tema pedofilia. As lições reforçam a auto-estima da criança, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas e promovem a civilidade. As aulas acontecem uma vez por semana nas escolas, são interativas e os alunos desenvolvem atividades como teatro e música.

A diretora da Escola Municipal José Flygare Telles, Sueli Carneiro de Souza, disse que o projeto encanta professores, especialistas, pais e alunos. “O Proerd é o melhor programa de prevenção primária. Iniciativas como essa ressaltam a importância de resgatar o amor pela vida”.

A aluna Audrei Natali Santos aprendeu a lição e aprovou o programa. “É muito legal e ensina gente a não chegar perto das drogas”.

Para Maria Eduarda Silva ficar longe das drogas é pensar no futuro. “O que aprendemos é para a vida toda”.

David William disse que as lições foram importantes para aprender a não se envolver com as drogas. “A droga estraga a vida de todo mundo”.

Um dos instrutores do Proerd, sargento Fernando Justus dos Santos, ressaltou que o programa estimula os alunos a resolverem seus problemas. “Nossa missão está cumprida. As crianças estão vacinadas contra as drogas”.

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, destacou o trabalho realizado pela Polícia Militar. “Essa é a nossa valorosa Polícia Militar do Paraná, atuando na prevenção e ajudando a educação a formar o cidadão do futuro”.

O programa

O Proerd surgiu em 1983 nos Estados Unidos e hoje está presente em 50 países. Desenvolvido pela Polícia Militar, atualmente funciona em todos os estados brasileiros. No Paraná, as atividades iniciaram em 1999.

Para ser instrutor o policial deve ser um voluntário, selecionado diante de uma conduta profissional, ética e moral. Deve possuir auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho com crianças e a comunidade. O treinamento é feito com profissionais das áreas de Saúde, Educação, Medicina, Psicologia e Legislação Específica.

Atualmente, o Proerd está vinculado ao Batalhão da Patrulha Escolar.