O secretário especial de Desenvolvimento Florestal, do governo do Paraná, Nivaldo Passos kruger, apresentou, nesta quinta-feira (19) para o vice-prefeito de Castro, Álvaro Telles, e secretários, o Programa Florestal Madeireiro do Estado do Paraná, que será desenvolvido em parceria com os municípios. De acordo com o secretário, o programa tem a finalidade de preparar o Estado do Paraná para atender a crescente demanda por produtos de origem florestal e proporcionar a disponibilidade de dois milhões de hectares de cultivos florestais a partir do ano de 2020. Estudos apontam a necessidade de plantio anual de 53 mil hectares de florestas, sem considerar o crescimento anual médio do setor na ordem de 7,7%.
O programa atingirá pequenos e médios agricultores com áreas inferiores a 50 hectares para a realização do plantio de árvores e a geração de emprego. O Estado destinará R$ 50 milhões por ano para o projeto. Além disso, deverá propiciar a recuperação de áreas de reserva legal, promovendo seu manejo sustentável e a melhoria ambiental, a modernização industrial e a produção de matéria prima florestal de qualidade visando garantir a competitividade do setor paranaense no contexto nacional e internacional, entre outros objetivos.
No primeiro momento, o trabalho, de acordo com Kruger, é conscientizar a sociedade da necessidade de se plantar árvores. "Queremos contar com a colaboração de órgãos como escolas, universidades, exército, igreja e sindicatos, entre outras, para difundir a idéia", explica.
O vice-prefeito, Álvaro Telles, destacou que o projeto do governo Requião vai beneficiar pequenos agricultores e gerar emprego para a população da zona rural. "É um projeto que prevê a sustentabilidade do setor e se preocupa em promover melhores condições de renda e da qualidade de vida para a comunidade", diz
das assessorias: