Cerca de mil crianças e adolescentes se apresentaram no Bento Mossurunga
Música, teatro e dança foram as habilidades mostradas em 29 apresentações feitas por cerca de mil crianças e adolescentes que freqüentam as sete entidades da zona urbana e rural mantidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, através do Departamento da Criança e do Adolescente. O 3º Festival Arte aconteceu nesta quarta-feira (21), no Teatro Bento Mossurunga.
A coordenadora das entidades de proteção social e básica, Elisangela Canha, destaca o trabalho feito durante todo o ano e que culmina com o festival. Ela conta que a cada ano os cenários e figurinos estão mais caprichados. “O impacto visual chamou a atenção, a qualidade está nota dez para tudo”, diz.
O Festival Arte é o resultado de oficinas realizadas pelas professoras e a montagem das apresentações envolve todos os funcionários das entidades, dependendo da habilidade de cada um.
Para Elisângela, o retorno de todo o trabalho é a oportunidade para que as crianças e adolescentes tenham acesso à cultura e a espaços como o teatro. “Eles têm ainda uma convivência com mundos diversos, respeitando as diferenças”.
Para o diretor do Departamento da Criança e do Adolescente, Alessandro Kremer, Castro cumpre seu papel na prevenção e proteção à criança e ao adolescente. “Investimos quatro vezes mais do que os recursos destinados ao município pelo governo federal. O retorno disso tudo será a longo prazo, com a formação de uma nova geração, consciente e pautada pela justiça social”.
Diariamente, nas sete entidades, duas mil crianças são atendidas. Paralelamente, é desenvolvido um trabalho com as famílias através do Grupo de Apoio à Família para o desenvolvimento da convivência com os filhos e o resgate da auto-estima, além de programas de qualificação.
No próximo dia 28 cerca de 500 mães participarão de um almoço no Educandário Manoel Ribas, finalizando o processo de socialização desenvolvido pelo departamento.
ParticipaçãoParticiparam do festival crianças do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Comunicar e Crescer (Socavão), Ladislau Sviercoski (Abapan), Aprender e Viver (Guararema), Educandário Manoel Ribas, Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Marly Rolim, Centro de Capacitação de Adolescentes Padre Lívio Donatti, Centro de Cultura Popular Consulesa Van den Berg. Também se apresentarão jovens do Ceebeja da Fazenda Escola e do Pelotão do Futuro, que são programas do Departamento da Criança e do Adolescente, além da Casa da Esperança.
Departamento de Comunicação Social – Prefeitura de Castro Jornalista Ceres Regina Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário