quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Unidade de Saúde no Morada do Sol vai atender mil famílias

O prefeito municipal de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, inaugurou na sexta-feira (14) às 19 horas, a Unidade de Saúde da Família Dr. Lineu Aurélio Salgado, no Bairro Morada do Sol.

O secretário municipal de Saúde, Júlio Cezar Sandrini, destacou que a obra era um sonho da comunidade do Morada do Sol que agora está concretizado através da administração municipal, e vai permitir que o município chegue a 70% de cobertura através do Programa Saúde da Família, principal programa desenvolvido no município. Sandrini ressaltou ainda que a meta é continuar promovendo a saúde com a participação da população. "Buscamos parceria com o governo do Estado e essa obra no Morada do Sol agora é uma realidade. A comunidade foi participativa e merece essa unidade de saúde que é a mais bem estruturada de Castro, e que conta inclusive, com o conselho de saúde já formado", afirmou.

O presidente da Associação de Moradores do Morada do Sol, José Messias, disse que há cinco anos, quando da fundação da entidade, a unidade de saúde havia sido prometida. Posteriormente, a proposta foi levada à 4ª Conferência Municipal de Saúde. "O resultado está aí", enfatizou.

Fadel destacou que a Unidade de Saúde da Família do Morada do Sol contribui para o desenvolvimento do bairro que já recebeu asfalto e esgoto, melhorando a qualidade de vida dos moradores. Lembrou que desde o início de sua administração, dez postos foram construídos no Interior e outros quatro estão em construção. "Temos muito que avançar ainda, mas a saúde no município melhorou muito, e com a colaboração da comunidade".

O chefe do Executivo ressaltou ainda a homenagem ao doutor Lineu Aurélio Salgado que dá nome a nova unidade de saúde. "Fiz uma homenagem a um amigo, um companheiro, por tudo o que fez por Castro. Dr. Lineu foi um pai para todos nós".

Estrutura

A Unidade de Saúde da Família Dr. Lineu Aurélio Salgado está situada à Rua Professora Elvina Carneiro de Mello, esquina com Wenceslau Braz, e foi construída com recursos do governo do Estado e do município no valor de R$ 330 mil. A nova unidade com 347 metros quadrados e vai atender cerca de mil famílias do Morada do Sol II, III e IV, parcela do Jardim Primavera II e da população da Vila Rio Branco. A equipe da unidade é composta por médico, enfermeira, dentista, auxiliares de enfermagem e de consultório dentário, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativo e de serviços gerais. Terá sala de vacina, enfermagem, consultório médico e odontológico, sala para curativos e sala de reuniões. Esta unidade é a 14ª equipe de Saúde da Família e já conta com conselho de saúde próprio e totalmente estruturado.

das assessorias: