A Secretaria Municipal de Saúde de Castro realizou, na segunda-feira (30), o primeiro de cinco encontros de capacitação para os Conselheiros de Saúde do Município na sede do Senac (Serviço Nacional do Comércio). A capacitação faz parte do Pólo Regional de Educação Permanente em Saúde em parceria com a 3ª Regional de Saúde. Em dezembro será realizada uma oficina onde participarão os membros dos Conselhos de Saúde de Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Piraí do Sul.
O secretário de Saúde, Júlio César Sandrini, destaca a importância do papel dos conselhos na descentralização das ações do Sistema Único de Saúde (SUS), no controle do cumprimento dos seus princípios e na busca pela participação da comunidade na gestão da saúde. O conselho também será responsável por colaborar na formulação e deliberação de políticas públicas comprometidas com a qualidade de vida da população. “Capacitar os conselheiros possibilita que eles compreendam melhor a estrutura e funcionamento do SUS”, explica.
O Conselho Municipal da Saúde de Castro é composto pelos segmentos dos usuários dos serviços de saúde, prestadores de serviços, profissionais, trabalhadores e gestores da saúde que foram eleitos na 8ª Conferência Municipal de Saúde realizada em julho de 2007. Os conselheiros tomarão posse em janeiro de 2008 para um mandato de dois anos.Os Conselhos de Saúde foram legalmente instituídos através da Lei n.º 8.142/90 e vêm sendo gradativamente formados nos municípios brasileiros e acumulando as mais variadas experiências em busca de ações e instrumentos que favoreçam o desempenho de suas atribuições legais, como atuar na formulação de estratégias de operacionalização e controle da política de saúde.
das assessorias:Ceres Regina Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário