sexta-feira, 7 de março de 2008

Pronto Atendimento Municipal é inaugurado

O prefeito municipal Moacyr Elias Fadel Junior inaugurou nesta sexta-feira o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Moacyr Elias Fadel situado na Rua Florentino Telles, ao lado do Terminal Rodoviário da Vila Rio Branco.

O secretário municipal de Saúde, Júlio Cesar Sandrini, destacou que a unidade preenche uma lacuna na saúde porque atende em horários especiais para consultas ambulatoriais. “Estes são os compromissos da administração pública. O PAM é a realização de um sonho que hoje se concretiza”.

O deputado estadual Jocelito Canto disse que “prefeito que investe na saúde, investe no povo”.

O deputado federal Osmar Serraglio ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito de Castro. “A história de Castro está sendo escrita de forma diferente por tudo o que vem sendo realizado pelo prefeito Moacyr Fadel”.

Para o deputado Gustavo Fruet, saúde e segurança são as maiores reivindicações da sociedade. Ele destacou ainda o diálogo que o prefeito vem mantendo com os governos estadual e federal. “Moacyr viabiliza recursos, representa todos os municípios do Paraná e é uma unanimidade”.

O secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, ressaltou que a evolução da saúde em Castro na gestão de Moacyr é visível com a estruturação da atenção básica que dispõe de 17 equipes do Saúde da Família, leitos de UTI no Hospital Municipal e agora uma unidade de Pronto Atendimento para dar retaguarda. “Estruturar o sistema é dar qualidade e resolutividade mais concreta para a saúde. Só bons administradores fazem isso com recursos próprios”.

“Temos um Pronto Atendimento de primeiro mundo, com conforto e respeito à população”, enfatizou o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior. Ele agradeceu o trabalho realizado pela equipe da saúde, aos deputados federais pela viabilização de recursos para o município e ao secretário Gilberto Martim pela parceria entre o município e o Estado. “Hoje é uma data especial para mim. Na área da saúde sempre haverá o que fazer, e nem sempre contentaremos a todos. Mas vamos continuar trabalhando”, disse.

Após o descerramento da placa, os convidados assistiram a um vídeo sobre a vida de ex-vereador que deu nome ao Pronto Atendimento, Moacyr Elias Fadel.

Estrutura

O PAM conta com 400 metros quadrados de área construída para atender a população de toda a cidade, inclusive do interior. O investimento foi de aproximadamente R$ 300 mil, com recursos próprios do município. A nova unidade iniciou as atividades no dia 2 de janeiro, atendendo no horário das 7 horas até a uma hora da madrugada, inclusive aos sábados, domingos e feriados, porém, no horário das 7 às 19 horas. No total, já foram prestados mais de nove mil atendimentos únicos, sem contar os retornos. Em média, 300 pessoas são atendidas diariamente, sendo 100 na pediatria e 200 na clínica geral.

O Pronto Atendimento conta com uma equipe de 60 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de administração e limpeza. São quatro pediatras que atendem das 7 às 23 horas e 15 médicos de clínica-geral até a uma hora. O PAM oferece primeiros atendimentos como consultas ambulatoriais, curativos, inalação, observação e pequenos procedimentos. Os pacientes que necessitam de tratamento sequencial são encaminhados para as unidades de saúde da família dos bairros onde residem. A partir do próximo mês, o Pronto Atendimento vai oferecer também atendimento odontológico para urgências e emergências. Anexo ao PAM está a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Departamento de Comunicação Social – Prefeitura de Castro

Ceres Regina Vieira