sexta-feira, 7 de março de 2008

Prefeitura assina convênio para CMEI do Cantagalo

A Prefeitura de Castro assinou nesta sexta-feira (07), convênio no valor de R$ 700 mil com o Ministério da Educação para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Jardim Cantagalo, que vai beneficiar aproximadamente 200 crianças. A solenidade foi realizada na ACEC e contou com a presença de cerca de mil professores da rede municipal e estadual, da secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, da representante da Unesco, Cleuza Repulho, do promotor de Justiça de Proteção à Educação, coordenador das Promotorias Públicas do Estado do Paraná, Clayton Maranhão.

Na oportunidade foram assinados ainda os termos de adesão ao "Provinha Brasil", sistema de avaliação do governo federal para alunos da 2ª série do ensino fundamental, e à Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior também assinou projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal instituindo o Sistema Municipal de Avaliação.

A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa é um projeto do governo federal para ser desenvolvido com professores e alunos das escolas municipais e estaduais. Em 2006, o aluno Sílvio Castanho da Silva foi finalista com uma poesia sobre o tema "o lugar onde vivo".

Orgulho

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Carlos Eduardo Sanches, ressaltou que é um orgulho para Castro ter um finalista na Olimpíada. Quanto ao Sistema Municipal de Avaliação, disse que o município vai acompanhar o desempenho dos alunos para prepará-los melhor para a etapa seguinte.

A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, destacou que o Paraná faz um trabalho sério na Educação e que a a construção de creches financiadas pelo governo federal através do projeto Pró-Infância quer suprir uma lacuna e possibilitar que mais crianças com idade entre zero e três anos possam ter acesso à educação. "Castro estava habilitada para receber o projeto porque estamos num momento de fazer educação para todos", disse.

Maria Pilar contou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil na maioria dos municípios é de 3,5 pontos. Castro já alcançou 4,8, estando acima da média. "O município também tem o foco na educação infantil. Vocês têm a Bebeteca que é um projeto a ser levado para outros lugares. Uma oportunidade de espalhar Castro para o Brasil".

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior destacou que Castro tem desenvolvimento tecnológico na agropecuária e na produção de leite, porém, ao mesmo tempo, concentra bolsões de pobreza. "Sempre acreditei que os problemas se resolvem pela educação. O CMEI será construído em uma das regiões mais pobres do município e estaremos levando atendimento à essas crianças carentes. Se Castro hoje é exemplo para o Paraná, é pelo trabalho dos professores, que têm papel fundamental pois além de educar, dão carinho às nossas crianças. Esse mérito é deles", finalizou.

das assessorias: