sexta-feira, 18 de abril de 2008

Castro recebe projeto cultural Tigre

Caminhão-palco percorre o País para levar cultura e consciência ambiental

Por meio de brincadeiras, teatro, cinema e oficinas de criação de bonecos, o projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH, que percorre todo o país para divulgar a importância da preservação da água, estará em Castro nos dias 22, 23 e 24 de abril. As apresentações serão na Praça Manoel Ribas. Gratuito, o evento viaja pelo Brasil a bordo de um caminhão-palco.

O Conexão Cultural Tigre/ICRH, um projeto do Instituto Carlos Roberto Hansen e que tem o patrocínio da Tigre, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, tem como objetivo disseminar a importância da preservação do meio ambiente aos habitantes do interior do País. Para isso, o caminhão-palco percorre oito mil quilômetros levando na bagagem arte, conhecimento e muita alegria. E é para levar cultura aos quatro cantos do País que o caminhão-palco, criado especialmente para apresentações ao ar livre, está passando por seis estados: Pernambuco, Bahia, Minhas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A bordo do caminhão, estão a Turma do Papum e a bonequeira Ângela Escudeiro: uma trupe ligada na conscientização ambiental, que quer deixar a mensagem de sustentabilidade por onde passar. E o resultado é um sucesso. Seis cidades já receberam a visita ilustre dessa turma (Escada/PE, Camaçari/BA, Feira de Santana/BA, Pouso Alegre/MG, Indaiatuba/SP e Rio Claro/SP) e outros dois estados ainda serão o estacionamento dessa ação pioneira no Brasil.

Com uma programação variada e duração de três dias, o projeto cultural é gratuito e quer alcançar, de preferência, o público infantil de escolas públicas. Serão apresentadas as peças teatrais "O Mau Pensamento" e "Água Vida". Os adultos não ficam de fora: quando anoitece, é a vez da telona entrar em cena. O filme "Saneamento Básico" é exibido ao ar livre.

A interação com a platéia não pára por aí. Durante o dia, os artistas ministram oficinas para as crianças aprenderem a construir e a manipular bonecos. "

Teatro Educativo

Um dos espetáculos que está presente é O Mau pensamento, de Ângela Escudeiro. Com a irreverência, o improviso e a interação com o público, a peça retrata uma das histórias do cotidiano de uma criança que precisa refletir sobre a preservação do meio ambiente. E é com a ajuda da criançada que a personagem toma a decisão final, justamente para instiga-las a pensar nas futuras gerações, das quais elas farão parte.

Durante o dia, a bonequeira Ângela Escudeiro ministra uma oficina de construção e manipulação de bonecos, que promete ser um grande atrativo para a criançada.

Assim como eles, A Turma do Papum está presente em todas as apresentações, ensinando a criar e a produzir bonecos, utilizando a tecnologia do látex, e levando conscientização com a peça "Água Vida", planejada para mostrar ao público a importância da preservação da água. Para tanto, foram criados personagens a partir da humanização de objetos usados na condução e no transporte da água, como canos, jarras e canecas. De modo divertido, são mostradas as dificuldades pelas quais a água passa para chegar limpa para o consumo, os caminhos que percorre da nascente às cidades, o tratamento do esgoto e, ainda, os cuidados com a saúde e prevenção que estão ao alcance de todos.

Cinema

Quando escurece, o caminhão-palco se transforma em uma tela de cinema, onde é apresentado o filme "Saneamento Básico". A trama envolve a construção de uma fossa para o tratamento de esgoto, emergência antiga na cidade e sempre ignorada pelas autoridades. Algumas pessoas resolvem pleitear a obra através dos recursos da prefeitura, no entanto, são informadas de que não há verba para saneamento básico, mas que sobra para a produção de um vídeo. O grupo resolve então fazer um vídeo sobre o problema que há tanto tempo aflige os moradores. O que ninguém esperava é que o grupo amador se envolveria tanto nessa produção, que a obra viraria ator coadjuvante.

Com roteiro e direção de Jorge Furtado, o elenco do filme é composto por Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Tonico Pereira, Janaina Kremer, Lázaro Ramos e Paulo José.

Sobre a Tigre

A Tigre é a empresa líder da América Latina na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC. Pioneira e referência nos mercados Predial, de Irrigação e de Infra-estrutura, a empresa é reconhecida pela qualidade e inovação constante dos seus produtos e serviços e também pela sua cultura de valorização das pessoas. O Grupo conta com 5.200 funcionários, faturamento superior a US$ 1 bilhão (2007) e unidades fabris em Joinville (SC), Rio Claro, Indaiatuba (SP) Camaçari (BA) e Castro (PR) e unidades externas na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador, Peru e Estados Unidos.

SERVIÇO

Realização do projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH

Data: 22, 23 e 24 de abril

Local: Praça Manoel Ribas - Castro – PR

das assessorias: