Castro é uma das duas cidades dos Campos Gerais a oferecer o Juventude Cidadã
O Programa Juventude Cidadã foi lançado nesta quarta-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, em aula inaugural que reuniu os cerca de 120 jovens participantes. A duração dos cursos é de cinco meses e quatro turmas foram montadas. Os participantes devem fazer 125 horas de trabalho voluntário em instituições assistenciais.
Autoridades e representantes de entidades, empresas e indústrias da cidade estavam presentes no evento. Na abertura, o secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Roberto Nocera, falou da valorização que a profissionalização dá aos jovens. "O desenvolvimento pessoal depende da educação e de cursos como este. O treinamento que os jovens vão receber é uma semente que pode ser plantada em qualquer situação no futuro", discursou.
Segundo o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, a Prefeitura de Castro oportunizou, através de parceria com o governo federal, este programa para que os jovens consigam o primeiro emprego. "Ficamos felizes em poder propiciar uma oportunidade ímpar como esta. Nós atraímos quatro empresas e agora está vindo a quinta indústria para o município. Mas não depende só do poder público, da mãe e do pai dos jovens. Depende de cada um deles o sucesso na carreira profissional e na vida pessoal", disse. Fadel também elogiou a participação dos adolescentes e disse para aproveitarem o curso. Ao final da abertura, um lanche foi oferecido aos novos alunos. Na programação, o filme "Treino para a vida" foi exibido e kits com bolsa e material escolar foram distribuídos.
O estudante Vinicius Buture, de 16 anos, está matriculado no curso de Auxiliar Administrativo. Ele também tem uma tia de 18 anos, a estudante Cláudia Ferreira, que vai cursar as aulas para recepcionista. Segundo Buture, a faculdade de Administração é o que ele quer no futuro. "O ramo de trabalho é um pouco maior e quero fazer faculdade nessa área", revela. Já a aluna Érica da Silva Luiz, de 18 anos, vai freqüentar as aulas do curso de padeiro. "Quero aprender a fazer bolo e confeitar. Para trabalhar numa empresa, supermercado ou em casa mesmo", conta.
Através de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal para capacitação de jovens, o Programa Juventude Cidadã oferece cursos de auxiliar administrativo, recepcionista de consultório médico e odontológico, e padeiro. As aulas acontecerão diariamente, de segunda a sexta-feira, nas instalações do Centro de Atendimento ao Adolescente em Liberdade Assistida (Caala). Aqueles que freqüentarem regularmente o curso e cumprirem o trabalho voluntário, receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 120,00 mensais.
O programa é dirigido para jovens com idade entre 16 e 24 anos que nunca trabalharam com carteira assinada e para aqueles cuja renda mensal familiar não ultrapassa meio salário mínimo per capita. O Juventude Cidadã faz parte do Programa Nacional do Primeiro Emprego, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego e será supervisionado pela Agência do Trabalhador de Castro.