sexta-feira, 20 de junho de 2008

Castro obtém nota 4,9 no IDEB

Município ultrapassou média prevista que era de 4,5

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Carlos Eduardo Sanches, divulgou nesta sexta-feira (20) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Castro, realizado em novembro do ano passado nas disciplinas de Português e Matemática para alunos da 4ª série do ensino fundamental de 13 escolas da rede municipal da zona urbana.

O município de Castro obteve a nota 4,9 em uma escala de zero a 10, o que significa que os alunos estão dominando 49% dos conteúdos ensinados. A previsão de nota era de 4,5, mesmo resultado obtido em 2005. A média de 4,9 estava prevista para o ano de 2009. O IDEB é realizado a cada dois anos para alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Das 13 escolas que passaram pela avaliação, 12 alcançaram nota maior do que em 2005, apenas a Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho não superou a nota de 2005.

Sanches destacou que o resultado estimula a secretaria a continuar desenvolvendo o trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe pedagógica. "Essa nota é resultado de um esforço contínuo que estamos fazendo e estava em nossas expectativas. Para 2009, o mínimo que queremos alcançar é de 5,1", diz.

Ele explica que a expectativa de crescimento se dá por conta do Sistema Municipal de Avaliação, o IDEC (Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro), implantado este ano no município e que será realizado para 3ª e 4ª série, duas vezes ao ano.

Planejamento

O secretário ressaltou ainda que o crescimento da nota do IDEB em relação a 2005 deve-se a um trabalho pautado no planejamento, com prioridade na prática pedagógica com foco na aprendizagem, pedagogas fazendo o trabalho de coordenação nas escolas, trabalho com grupos de estudo série por série, estímulo aos professores através do Plano de Carreiras e o esforço técnico da equipe de professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas. Outro ponto importante é o trabalho realizado junto aos pais, que resulta na melhoria do aprendizado do aluno.

Correção

Sanches destaca que no Brasil não havia a cultura da avaliação e que o sistema atualmente serve para medir o que os alunos aprendem ou deixam de aprender, possibilitando a redefinição do foco na aprendizagem.

O que é o IDEB

O IDEB foi lançado pelo Ministério da Educação para sintetizar o rendimento escolar do aluno, com desempenhos em exames, e assim melhorar o sistema de educação no Brasil.

Cada escola terá metas a serem atingidas, e a sociedade poderá acompanhar a projeção do índice de cada instituição. Para o Brasil, a meta do índice, que vai de zero a dez, é hoje de 3,8 para os primeiros anos do ensino fundamental, que deverá atingir em 2021 o índice 6. Nos últimos anos do ensino fundamental, que é de 3,5, deverá chegar a 5,5 e para o ensino médio, que é de 3,4, a meta é 5,2.

Os municípios brasileiros precisam cumprir as metas e elevar gradualmente os índices do IDEB para continuar recebendo recursos para a educação.

Notas por escolas

Santo Lazarini da Silva 4,3

Bernardo Litzinger 6,5

Dalila Ayres 4,3

Elsa Macedo 5,0

Estação do Tronco 5,0

Jahyr Lopes 4,2

Jardim Bela Vista 4,8

Josefa A.F. Telles 4,6

José Nery C. De Napoli 4,7

Linneu M. Novaes 5,3

Lourival L.de Carvalho 4,7

Mariana G. Duarte 5,0

Relindis B. Capilé 4,8

Vicente Machado 5,3

Vila Rosário 4,3

das assessorias: