Alunos das escolas municipais que estão participando do Festival de Dança Folclórica se apresentaram nesta quarta-feira (20) nas praças João Gualberto e Nossa Senhora do Rosário atraindo centenas de pessoas. De acordo com o coordenador de Educação Física Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Marcos Vinicios de Rocco, esta é a primeira vez que os alunos se apresentam nas praças. O objetivo, segundo ele, é envolver a comunidade na atividade. "Todo mundo que passava e até os carros paravam para ver. Alcançamos nosso objetivo que é popularizar mais o folclore", diz.
Rocco destaca ainda que os professores estão avaliando de forma bastante positiva o evento. "Plantamos uma semente e o resultado está aí", analisa. Participam do festival, 18 escolas e um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). As apresentações, que iniciaram na segunda-feira (18) e seguem até sexta-feira (22), estão mostrando números de danças de Norte a Sul do País como Côco e Camaleão; Colheita do Café; Boi Bumbá; Lageana; Forró; Frevo; Xote Cerreirinha; Pau de Fita; Manero Pau; São Gonçalo; Caninha Verde; Folia de Reis; Fandango Tropeiro; Forró; Dança da Fita e Coá Fubá.
Resgate
O Festival de Dança Folclórica é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Castro, por meio do Departamento de Educação e tem como objetivo resgatar, através da Educação Física, características e tradições das mais diversas regiões do país, valorizando o folclore brasileiro.
das assessorias: