As obras de pavimentação asfáltica da Estrada do Socavão (PR 340) no trecho de cerca de 8,5 km entre a Castrolanda e o Cruzo e mais quatro quilômetros na Estrada do Cerne, que segue sentido ao Abapan, já têm quatro quilômetros de limpeza prontos para a preparação das laterais da estrada. Também está sendo feita a drenagem e instalação de bueiros e a preparação inicial para a confecção da base dos primeiros 300 metros de asfalto.
De acordo com o capitão Rony de Castro França Junior, do 10º Batalhão de Engenharia de Construção, de Lages (SC), a terraplanagem já está avançada em dois quilômetros da via. "A chuva dos últimos dias atrapalhou um pouco, mas estamos avançando", diz.
Quarenta e cinco homens do Batalhão trabalham na obra. No total, 12 máquinas entre tratores de esteira, motoniveladoras, retroescavadeiras, carregadeiras e caminhões basculantes estão sendo utilizadas nos trabalhos.
A obra
A pavimentação da Estrada do Socavão no trecho de cerca de 8,5 km entre a Castrolanda e o Cruzo, e mais quatro quilômetros na Estrada do Cerne, que segue sentido ao Abapan, totalizando 12 quilômetros, iniciou no dia 8 de maio com trabalhos de topografia e terraplanagem. A obra está sendo executada pelo Exército, com recursos a fundo perdido, sem custos para o município. A pavimentação deve custar cerca de R$ 10 milhões.
De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) a obra completa com asfaltamento deve estar concluída em fevereiro de 2009.
Estrada do Cerne
A PR-090 (Estrada do Cerne) faz parte das "Estradas da Liberdade", vias sob a responsabilidade do governo estadual que são alternativas às estradas pedagiadas. Atualmente, as obras de pavimentação da PR-090 se encontram na localidade de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba. Cerca de 20 quilômetros já foram asfaltados. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Transportes, até 2010, a pavimentação deve chegar a Castro e continuar até Tibagi e Ortigueira.
das assessorias: