sábado, 9 de agosto de 2008

Estudantes se mobilizam para combater o analfabetismo

Alunos integrantes dos grêmios estudantis de Castro dos colégios Major Vespasiano Carneiro de Mello, Basílio Chrun, Joana Torres Pereira, Fabiana Pimentel, Padre Nicolau Baltasar e Professora Edina Woellner Sziercoski estão mobilizando a comunidade para assumir a bandeira de superação do analfabetismo. Na sexta-feira à tarde eles fizeram uma passeata pelas ruas de Castro em comemoração ao Dia do Estudante, 11de agosto, e divulgaram o Projeto Paraná Alfabetizado.

Os estudantes entregaram ao prefeito em exercício, José Otávio Nocera, uma carta pedindo a parceria da Prefeitura para que dê preferência na viabilização de alguns serviços públicos como exames de visão e obtenção de documentos pessoais, como forma de incentivar as pessoas a se inscreverem no Projeto Paraná Alfabetizado.

De acordo com o teor da carta, a mobilização dos estudantes deve-se ao fato de que Castro tem um índice de 12,53% de analfabetos, o que equivale a 5.364 pessoas acima de 16 anos não alfabetizadas, segundo dados do portal Dia-a-Dia Educação.

José Nocera destacou que dentro das possibilidades, o município será parceiro com o programa. "Sempre olhamos a educação com muito carinho e nada mais justo do que possibilitar o acesso às pessoas ao estudo, melhorando sua qualidade de vida e seu desenvolvimento", disse.

O Projeto Paraná Alfabetizado está na quinta edição e é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Núcleo Regional de Educação e grêmios estudantis. Conta ainda com a parceria do Instituto de Identificação do Paraná para possibilitar as pessoas que se alfabetizam, a substituição de identidades.

Contato

As pessoas interessadas em mais informações no projeto devem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Estado da Educação pelo telefone 0800-416200 ou com os coordenadores do projeto na cidade de Castro pelo telefone (42) 3232-2511; (42) 9104-0035 (Laura) e (42) 8411-0942 (Marcos).

das assessorias: