segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Telecentro Vicentinho atende à comunidade

Aulas são oferecidas gratuitamente à comunidade nos períodos diurno e noturno

Iniciaram nesta segunda-feira (11) as aulas do curso básico de informática para a comunidade no telecentro Vicentinho. O curso é promovido pela Prefeitura de Castro através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com a Caixa Econômica Federal. As aulas acontecem três vezes por semana, durante uma hora às segundas e quartas-feiras no período da manhã e tarde em que são trabalhados módulos de Windows, Word, Excell e PowerPoint num total de 40 horas. Na sexta-feira, os alunos têm uma hora livre para acessar a internet e fazer trabalhos extra-curriculares que podem ser impressos no próprio local gratuitamente. À noite, o curso é oferecido para pessoas que trabalham durante o dia.

Às terças e quintas-feiras o curso é destinado aos alunos da Escola Municipal Vicente Machado pela manhã e à tarde, e à noite para os funcionários da Educação.

Marcos Souza Ferreira tem 21 anos e diz que o curso vai ajudar quando encontrar um emprego. "Quero aprender porque precisa para trabalhar".

Eduardo Cândido Ferreira tem 14 anos e estuda na 6ª série. "Nunca lidei no computador. Vai me ajudar nos estudos para fazer pesquisa e quando eu for trabalhar", conta.

Estrutura

O telecentro Vicentinho é o terceiro da Secretaria de Educação que tem ainda outros dois. Um no Muxirão e outro na Escola Vicente Machado. Os recursos investidos são de R$ 70 mil, através da Caixa Econômica Federal com contrapartida do município.

São 23 computadores e dois orientadores para os alunos.

Atualmente 250 pessoas estão matriculadas no telecentro que tem capacidade para abrigar 400 alunos. Os interessados podem fazer cadastro no Teatro Bento Mossurunga.

Procura

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Nilza de Oliveira Gomez Zapp, a procura está grande e a freqüência dos alunos está sendo controlada. "Estamos oferecendo um curso de qualidade para garantir a essas pessoas, principalmente aos jovens que ainda não têm emprego, melhores condições para ingressar no mercado de trabalho", diz.