O secretário municipal de Educação de Castro, Carlos Eduardo Sanches entregou nesta sexta-feira (21) o prêmio para os melhores trabalhos do Concurso Valorizando as Trajetórias em cerimônia realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Castro no Teatro Bento Mossurunga.
Sanches destacou o trabalho realizado pelas professoras da Educação Infantil. "Temos que priorizar a Educação Infantil, sem deixar de focar o Ensino Fundamental para sanar problemas de crianças que saem dessa etapa sem dominar completamente os conteúdos. E só combatemos isso quando oferecemos vagas nos Cmeis e ensino de qualidade",diz.
O secretário ressaltou ainda que o município atingiu um nível muito bom na área da educação e que vai continuar trabalhando para elevar cada vez mais a qualidade do ensino público. "E conseguimos tudo isso graças ao excelente trabalho desenvolvido pelas professoras e por toda a equipe da secretaria", enfatizou.
A representante do Núcleo Regional de Educação, Zilma de Fátima Auer Alberichi, uma das avaliadoras dos projetos destacou que os trabalhos foram bem conduzidos, respeitando o conhecimento e as etapas que a criança tem em seu desenvolvimento. "As professoras se dedicaram ao projeto, a idéia é promissora e deve se repetir", disse.
Daniele Marques Vieira, representando o Movimento Interforum de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), que também avaliou os projetos, ressaltou a qualidade das atividades desenvolvidas e o encaminhamento da gestão pedagógica do município para a Educação Infantil. "Os trabalhos foram surpreendentes. A qualidade pedagógica e dos critérios para a Educação Infantil estão adequados. Com essa estratégia, Castro será referência para outros municípios", comentou.
O projeto
O Valorizando as Trajetórias, coordenado pelas professoras Larissa Biassio Rosa e Nanci Rodrigues dos Santos, foi desenvolvido pelas professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com o objetivo de respeitar as diferentes necessidades das crianças, contemplando a transformação dos espaços e o desenvolvimento de aprendizagens significativas e motivadoras de novos saberes, e ainda valorizando os professores da Educação Infantil.
O projeto foi realizado nas modalidades creche, para crianças de zero a três anos e pré-escola, com crianças de 4 a 5 anos, com o desenvolvimento de diversos conteúdos de interesse da criança, privilegiando o espaço para novas aprendizagens e ampliando o saber.
Confira os projetos premiados
Modalidade creche – de zero a três anos
3º lugar - O mundo das sensações - CMEI Despertar para o Mundo
Professoras Adriane Aparecida Ferreira Bueno e Danielle Ferraz Tibucheski
2º lugar - Cinco sentidos em ação: cores, sabores, odores, sons e diversão!
CMEI Cavalinho de Pau
Professoras Maria Izabel de Oliveira Nunes e Rosangela Nunes
1º lugar - Meu cantinho, meu mundo! - CMEI Elisabet Macedo Kugler
Professora Solange Palhano e Zélia Maria Moreira
Modalidade pré-escola de 4 a 5 anos
3º lugar - É sempre hora de fazer arte - CMEI Cavalinho de Pau
Professora Maraizza Moura Chacon e Marilda Castro
2º lugar - Eles já foram crianças... Agora encantam o mundo infantil
CMEI João Paulo II
Professoras Alexandra Machado Ribeiro e Josilma de Fátima Santos Ortiz
1º lugar - Show da vida! - CMEI Elisabet Macedo Kugler
Professoras Reni Perpétuo Porto da Cruz e Sueli Conceição dos Santos Pereira
das assessorias: