quarta-feira, 2 de abril de 2008

Vereadores analisam alterações no Código de Posturas

Proposta aprovada em primeira votação estabelece o horário de funcionamento de bares, restaurantes e similares

A Câmara Municipal de Castro realizou nesta quarta-feira (02) a 1ª sessão ordinária de abril. Os vereadores analisaram em primeiro turno dois projetos de lei. A proposta de lei complementar nº 02/08, de autoria do vereador Herculano da Silva, regulamenta o horário de funcionamento de bares, restaurantes e similares no Código de Posturas e o projeto nº 18/08, enviado pelo Executivo, que autoriza a doação de terreno para a construção da sede da Agência da Previdência Social de Castro (INSS) na Vila Rio Branco.

De acordo com a emenda apresentada pela Comissão Permanente de Constituição e Justiça ao projeto de lei complementar, estão sujeitos ao horário especial bares e similares, que funcionarão das 6 às 24 horas, com exceção de hotéis, flats, clubes, associações, hospitais, shoppings e panificadoras. Restaurantes e pizzarias poderão operar das 6 às 3 horas, com venda de bebidas alcoólicas restringidas para o consumo local e atendimento restrito a ambientes fechados. Na lei, ainda consta que não haverá concessão de licenças para bares em imóveis a menos de 100 metros de distância de estabelecimentos de ensino municipal, estadual, privado, inclusive de ensino superior. A matéria será colocada em segunda votação e, somente, depois de sancionado pelo Prefeito Moacyr Elias Fadel Junior (PMDB) entrará em vigor.

Além dos dois projetos de lei, os vereadores aprovaram quatro requerimentos com melhorias para Castro. Eles pedem para que seja estudada a possibilidade de instalação de telefone público no bairro de Conceição e de redutores de velocidade perto da Escola Municipal Jahyr Lopes, Além disso, os parlamentares solicitam a recuperação da ponte próxima ao Colégio Agrícola e voto de Pesar pelo falecimento de Jacy Carneiro Gomes.

Os vereadores apresentaram ainda três indicações, que apontam a necessidade de patrolamento em frente à loja de Materiais de Construção J. Tureck, localizada no Contorno Sul; de meio-fio na Rua Antonio José Gomes e providências nos Postos de Saúde do interior do município. Foi pedido também, em requerimento verbal, voto de congratulações ao 5º Batalhão de Cavalaria Mecanizada pela passagem de aniversário.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 9 de abril, a partir das 14 horas, na sala de sessões.
das assessorias: