As comemorações dos 304 anos de Castro reuniram pelo menos 60 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores. A programação de atividades iniciou no dia 21 de março, no Parque Lacustre, numa promoção da Acecastro, com apoio da Prefeitura Municipal de Castro.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Nocera, o evento foi considerado um sucesso pelos organizadores. “A festa teve grande presença de público, famílias e não houve qualquer ocorrência na área da segurança”, avaliou.
Somente no final de semana, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Parque Lacustre. No parque, uma estrutura com alimentação, feira de artesanatos e parque de diversões animou os castrenses. Durante as três noites, as atrações ficaram por conta dos Garotos de Ouro, na sexta-feira (28), às 21 horas. No sábado (29) foi a vez do grupo Amigos da Terra se apresentar às 19 horas, e em seguida, às 21 horas, o grupo Cowboys do Asfalto. No domingo à noite, o show da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba e a queima de fogos encerraram as festividades.
Campanha
No último domingo, as pessoas puderam participar da campanha promovida pelo Provopar para a compra de próteses para o menino Maurício Demquevicz Novak, que perdeu parte dos braços numa descarga elétrica. Mais de R$ 22 mil foram arrecadados na terceira noite de festa. “Muitas pessoas já tinham adquirido o ingresso para o show na troca por um quilo de alimento e, mesmo assim, colaboraram com a campanha”, conta.
História
As comemorações dos 304 anos da Concessão das Sesmarias têm por objetivo destacar o potencial histórico e natural do município.
O primeiro requerimento de Sesmaria atendido nos Campos Gerais foi de Pedro Taques de Almeida, em 19 de março de 1704, cuja família se fixou na região, fundando a Fazenda Capão Alto. Com a concessão de outras sesmarias, a Freguesia de Sant'Ana do Iapó compreendia na época as áreas dos municípios de Jaguariaíva, Piraí do Sul, Castro, Carambeí e Ponta Grossa.