Professores de Educação Fìsica, das salas de recursos e coordenadores das escolas municipais de Castro participam nesta quinta-feira (17) de um curso sobre psicomotricidade. As atividades serão desenvolvidas a partir das 8 horas no Ginásio de Esportes Stéfano Milinkovic, ao lado da Escola Bernardo Ltzinger e será coordenado pela professora Jocian Bueno, de Curitiba.
De acordo com a coordenadora de Educação Física Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Mariada Cristina Lourenço, durante todo o dia os professores terão instruções práticas de como trabalhar a atividade física com portadores de necessidades especiais com o objetivo de que essas crianças possam aproveitar cada vez mais a prática esportiva. “Hoje todas as crianças participam das aulas e os professores tentam adequar as atividades para que ninguém fique de fora. Com o curso poderemos sanar as dúvidas, obter sugestões e aprender mais sobre como incluir todos em igualdade de condições”, diz.
A coordenadora de Educação Inclusiva e Especial da secretaria, Rita Maria de Freitas Vieira, destaca que atualmente 140 crianças portadoras de algum tipo de necessidade especial estão matriculadas na rede municipal que tem cerca de dez mil alunos. Ela ressalta que a atividade física é tão importante quanto a intelectual. “O corpo vivenciando o movimento ajuda também no desenvolvimento do cérebro. Temos que dar subsídios aos professores para trabalharem melhor a educação física com esses alunos. Algumas atividades o portador de deficiência não pode fazer, porém, há sempre uma alternativa e ninguém fica excluído”, finaliza.
das assessorias: