O Município de Castro foi selecionado para o Programa de Habitação de Interesse Social (HIS) do governo federal, com recursos de R$ 1.080.000,00 do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O município dará contrapartida de 20%. O investimento vai permitir o reassentamento de 74 famílias da Vila Operária que se encontram em área de risco. Elas serão realocadas em áreas no Jardim Cantagalo e na Casa da China, que será totalmente readequada. Uma outra área será definida pela Prefeitura para receber parte das unidades habitacionais. As casas a serem construídas terão metragem entre 36 e
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social fará a seleção e o diagnóstico sócio-econômico das famílias que serão remanejadas. Paralelo ao recebimento das unidades habitacionais, as famílias devem participar de programas sociais que serão desenvolvidos pelo Departamento Social nas áreas de saúde, educação, segurança e geração de renda.
De acordo com o técnico social da Caixa Econômica Federal, Luís Alfredo Hilu, o objetivo é a promoção social dessas comunidades, dando oportunidade para que elas tenham melhores condições de vida e sustentabilidade.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, destaca que os projetos já estão prontos, e que que o processo deve ser agilizado. “Vamos trabalhar para que tudo fique dentro dos prazos e beneficiar as famílias que serão selecionadas”, diz.
O que é
O Programa Habitação de Interesse Social, por meio da Ação Apoio do Poder Público para Construção Habitacional para Famílias de Baixa Renda, objetiva viabilizar o acesso à moradia adequada aos segmentos populacionais de renda familiar mensal de até 3 salários mínimos em localidades urbanas e rurais.
Departamento de Comunicação Social – Prefeitura de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário