Crianças de 7 e 8 anos, alunos da 1ª e 2ª séries do ensino fundamental de 18 escolas de Castro, participam de uma forma diferente da 20ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). Através do Festival de Atividades Pré-Desportivas, elas recebem medalhas nos jogos, mesmo não brigando por resultados ou competindo. “Aqui eles não estão competindo, não há pressão de técnicos e pais pela vitória. Todos brincam com todos, tudo de forma lúdica”, diz a coordenadora do festival, Juliana Polistchuk.
No festival, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, professores e monitores orientam as crianças em 11 atividades e brincadeiras diferentes, que estimulam a sociabilização, a coordenação motora, a lateralidade, equilíbrio, raciocínio e outras habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos alunos dessa faixa etária.
No total, 160 crianças participarão do festival, divididas em quatro dias de atividades. As brincadeiras começam às 13h e seguem até às 15h30, quando as crianças recebem um lanche. Logo depois, elas retornam às atividades, que seguem até às 16h30. No final, cada criança participante recebe uma medalha, idêntica à entregue aos vencedores das competições dos jogos.
Como o objetivo das atividades é evitar a competição, alunos de diferentes escolas formam equipes, separadas por camisetas de cores diferentes. Cada uma das onze atividades criadas pela organização do Jeca – brincadeira com cordas (com o auxílio do Exército), mini-futebol, mini-vôlei, mini-basquete, dama gigante, ludo gigante, dominó gigante, futebol de bolão, cama elástica, corrida do saco na boca do palhaço e perna-de-pau - tenta estimular diferentes habilidades das crianças.
O aluno da 2ª série da Escola Municipal Elza Macedo, Gabriel Artur Gomes, 8 anos, aprovou a tarde diferente da normal. “Gostei. As brincadeiras que mais me diverti foram de basquete, vôlei e das cordas”, disse.
O Festival de Atividades Pré-desportivas acontece até quinta-feira (08) na pista de atletismo do Centro Poliesportivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário