quarta-feira, 26 de março de 2008

SOLIDARIEDADE

Campanha quer ajudar adolescente a conseguir próteses para os braços

O Provopar de Castro está promovendo uma campanha para ajudar o adolescente Maurício Demquevicz Novak, de 12 anos, a conseguir próteses para os dois braços. Maurício perdeu parte dos braços em junho de 2006 após ser atingido por uma descarga elétrica quando passava com um cano de ferro em baixo de um fio de luz. O Provopar tomou conhecimento da situação através de uma carta escrita pelo adolescente ao Papai Noel, pedindo as próteses.

Uma conta bancária foi aberta para que as pessoas possam fazer as doações, que também poderão ser feitas neste domingo (30) durante o show da dupla Fernando e Sorocaba, pelas comemorações dos 304 anos da Concessão das Sesmarias. O show acontecerá no Parque Lacustre. Quem não trocar um quilo de alimento não perecível por um ingresso até esta sexta-feira (28), nos pontos de troca, poderá colaborar com R$ 5,00, valor que custará o ingresso no dia do show.

Superação

Maurício precisará de várias próteses até a idade adulta. As primeiras custarão R$ 10 mil. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ele precisa aguardar a liberação das próteses numa fila de espera. Apesar da não ter mais as mãos e parte dos braços, o adolescente continua freqüentando a escola e caminha diariamente dois quilômetros para tomar a condução. Na escola ele conta com a ajuda de uma professora auxiliar, mas consegue escrever e utilizar o computador. “Eu achava que ele não conseguiria ir mais para a escola”, diz a mãe do menino, Vera Sirlene Novak. Em casa, mesmo com limitações para tomar banho e comer, Maurício consegue andar de bicicleta. As próteses poderão devolver ao adolescente, uma vida normal.

Os interessados em fazer doações podem fazer o depósito na conta corrente nº 22.120-1, agência 0485-5 do Banco do Brasil.

Departamento de Comunicação Social – Prefeitura de Castro

Ceres Regina Vieira