terça-feira, 6 de maio de 2008

Castro terá programa Juventude Cidadã

Programa vai oferecer cursos de qualificação profissional para 120 jovens

O município de Castro foi contemplado com o programa Juventude Cidadã, uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal para a realização dos cursos de auxiliar administrativo, recepcionista de consultório médico e odontológico e padeiro. No total são 120 vagas para jovens com idade entre 16 e 24 anos que nunca tenham trabalhado com carteira assinada e a renda mensal familiar não ultrapasse meio salário mínimo per capita. O Juventude Cidadã faz parte do Programa Nacional do Primeiro Emprego, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego e será supervisionado pela Agência do Trabalhador de Castro.

As inscrições podem ser feitas na agência no horário das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Os interessados devem levar documento de identidade, CPF e Carteira de Trabalho. As aulas iniciam no dia 19 de maio.

O gerente da Agência, Renato Bosa, destaca que a finalidade do programa é a inserção de no minimo 30% , ou 40 treinandos, no mercado formal de trabalho.

Aulas

A duração dos cursos é de cinco meses com aulas diárias de quatro horas de segunda a sexta-feira, para quatro turmas, nos períodos da manhã e tarde, nas instalações do Centro de Atendimento ao Adolescente em Liberdade Assistida (Caala).

Durante o projeto, os participantes deverão fazer 125 horas de trabalho voluntário em instituições assistenciais. Aqueles que freqüentarem regularmente o curso e cumprirem o trabalho voluntário, receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 120,00 mensais.

De acordo com a coordenadora do programa, Franciene Aparecida Valenga, o programa visa a inclusão social e profissional dos jovens. "O programa vai qualificar esses jovens para o mercado de trabalho buscando despertar neles o espírito empreendedor e solidário", destaca.

Para o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, o programa vai proporcionar melhores condições aos jovens que procuram o primeiro emprego. "A capacitação do jovem permitirá maior aproveitamento das ofertas de emprego no município que está em pleno crescimento", diz.

das assessorias: