A Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural está realizando a manutenção das estradas rurais. São seis frentes de trabalho atuando nas regiões do Abapan, Socavão, Guararema e Castrolanda.
No Socavão são duas equipes, uma delas está fazendo a manutenção a partir do bairro do Caraguatá em direção à vila, recuperando a estrada principal e as secundárias, outra, na região da Paina, seguindo para Invernada, Água Vermelha, Quebrada Funda, Vargedo e Barrinha.
No Abapan, os trabalhos estão concentrados na região de Conceição, Lageado, Butiá e Maracanã, e ainda na região do Palmito, Alecrim, Rio Bonito, Olho D'Água das Grutas e Ribeirãozinho. No Guararema estão sendo recuperadas a estrada principal e as secundárias, beneficiando os bairros de Berta Grande, Marcos, dos Micos, Órfãos e seguindo para a região do Rio Abaixo.
Na Castrolanda, a manutenção está sendo realizada na região do Capão Alto em direção a estrada da ilha e também a região da Lagoa Preta (Fazenda Maeda).
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Márcio José Lopes, as frentes estão fazendo limpeza de bueiros, patrolamento e colocação de saibro e cascalho onde as condições de tráfego estão mais prejudicadas.
"Onde os produtores têm condições de colaborar, a Prefeitura está fazendo parceria para o transporte do material", explica.
Prioridade
Lopes destaca que as chuvas ocorridas no mês de abril prejudicaram as estradas rurais do município e a prioridade são as vias do transporte escolar e coletivo rural, além do escoamento da produção agropecuária e mineral. A Prefeitura tem contratado caminhões de terceiros para auxiliar nos trabalhos de recuperação e está preparando nova licitação para contratação de mais veículos com vistas à recuperação das estradas.
O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior ressalta que a Prefeitura mantém uma programação continuada de manutenção das estradas rurais, pois o alto tráfego e as condições climáticas exigem trabalho permanente. "A Prefeitura já investiu mais de R$ 600 mil só este ano em manutenção das vias rurais e deve aplicar outros R$ 600 mil até o final do ano. Os trabalhos beneficiam os produtores rurais, os alunos e a comunidade do interior", diz.
Quanto
Em três anos da atual administração, cerca de 400 quilômetros de estradas rurais foram readequados e em outros 387 quilômetros houve a recuperação de pontos críticos, além da reforma em 103 bueiros e recuperação de 51 pontes. Mais de três mil quilômetros de vias rurais foram patrolados desde 2005 em diversos pontos do município.
das assessorias: