quinta-feira, 8 de maio de 2008

Moacyr recebe responsáveis pela obra da Estrada do Socavão

Comandante do 10º Batalhão de Engenharia de Construção acredita que obra pode ficar pronta antes do prazo

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior recebeu nesta quinta-feira (8) o coronel Délcio Monteiro Sapper, comandante do 10º Batalhão de Engenharia de Construção, de Lages (SC). Ele estava acompanhado do capitão Rony de Castro França Junior que vai comandar as obras de pavimentação da PR 340. Quarenta e cinco homens do Batalhão vão trabalhar na obra. No total, 12 máquinas entre tratores de esteira, motoniveladoras, retroescavadeiras, carregadeiras e caminhões basculantes serão utilizados nos trabalhos. Sapper destacou que a meta é concluir a obra antes do prazo determinado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR). “As condições do trecho são bastante favoráveis”, diz.

Obra

A pavimentação asfáltica de cerca 12 quilômetros da estrada do Socavão (PR 340) no trecho entre a Castrolanda e o Cruzo, ligando à PR-090 (Estrada do Cerne), iniciou nesta quinta-feira (8), executada pelo Exército, com recursos a fundo perdido, sem custos para o município. A pavimentação deve custar cerca de R$ 10 milhões. “Essa obra foi garantida pelo governador Roberto Requião e agora este trecho será asfaltado, realizando um sonho antigo da nossa cidade, principalmente da comunidade do interior”, disse o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior.

De acordo com o engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), Ciro Ribas, responsável pela fiscalização da obra, inicialmente serão feitos os trabalhos de topografia e terraplanagem. A obra completa com asfaltamento deve estar concluída em fevereiro de 2009.

Estrada do Cerne

A PR 090 (Estrada do Cerne) faz parte das “Estradas da Liberdade”, vias sob a responsabilidade do governo estadual que são alternativas às estradas pedagiadas. Atualmente, as obras de pavimentação da PR-090 se encontram na localidade de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba. Cerca de 20 quilômetros já foram asfaltados. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Transportes, até 2010, a pavimentação deve chegar a Castro e continuar até Tibagi e Ortigueira.

O Batalhão

O 10º Batalhão de Engenharia de Construção é oriundo do Batalhão de Engenheiros, criado pela Corte Portuguesa através do Decreto número 1536 de 23 de janeiro de 1855.

É uma das mais antigas e tradicionais unidades militares do Brasil. Sua primeira sede foi a cidade de Cachoeira do Sul (RS), tendo mudado diversas vezes ao longo de sua história, até 1º de março de 1971, quando foi transferido para a cidade de Lages (SC), onde encontra-se até hoje.

O 10º Batalhão de Engenharia de Construção possui um vasto acervo de obras e realizações no Sul do País. São mais de 2.000 km de ferrovias, mais de 86 km de implantação e pavimentação de rodovias, 16 km de pontes e viadutos e quase 37 km de túneis ferroviários.

O túnel "Nr 21" construído em Roca Sales (RS) é um dos maiores da América Latina e o "Viaduto do Exército", com seus 143 metros de altura e 509 metros de comprimento, também construído pelo Batalhão entre as cidades de Roca Sales e Passo Fundo (RS), é o segundo mais alto do mundo e o maior do Brasil em extensão.

Atualmente, o Batalhão realiza obras de engenharia através de convênios firmados com órgãos da administração municipal, estadual e federal, além de atender solicitações da iniciativa privada.
das assessorias: