terça-feira, 3 de junho de 2008

Jogos promovem atividades sócio-educativas

Competições iniciam na sexta-feira em oito modalidades que serão disputadas nas escolas

APrefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria de Educação Física Escolar, realizou nesta terça-feira (3) a abertura oficial das Olimpíadas Escolares da Rede Municipal, que têm por finalidade proporcionar às escolas da rede pública municipal uma atividade sócio-educativa, evidenciando o momento esportivo vivido com as Olimpíadas.

A abertura contou com o desfile das escolas representando 18 países que estarão participando das Olimpíadas de Pequim. O atleta Lucas Florindo, da 3ª série da Escola Municipal Dalila Ayres, e que competirá na modalidade de atletismo, desfilou com a tocha e fez o acendimento da pira olímpica. A mais jovem atleta da competição de Queimada, Ana Cláudia Batista de Oliveira, da Escola Municipal Jardim Bela Vista, fez o juramento do atleta.

O evento contou ainda com a apresentação do Grupo Folclórico Holandês, da Companhia da Superação, do Grupo Japonês e da Banda Municipal de Castro, que executou os hinos Nacional e de Castro.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Carlos Eduardo Sanches, destacou que as Olimpíadas Escolares têm o objetivo de integrar as crianças nesta primeira fase da vida escolar ao esporte de maneira saudável e despertar o espírito olímpico. Ele agradeceu aos professores e diretores de escolas e, ainda, aos coordenadores do evento. "As escolas apoiaram nossa idéia e tenho certeza que depois desse evento, o espírito olímpico em Castro terá uma nova dimensão".

Competições

As competições envolvem 17 estabelecimentos de ensino divididos em dois grupos. Os jogos iniciam no dia 6, sexta-feira, com a participação de 1.027 alunos com idade entre 7 e 10 anos disputando as modalidades de atletismo, basquete, bete-ombro, futsal, handebol, queimada, vôlei e xadrez.

Cultura

Além da parte esportiva, as Olimpíadas Escolares estão desenvolvendo um trabalho de resgate da cultura de 18 países representados pelos alunos na competição. Os participantes do evento enfeitaram vitrines do comércio de Castro com cartazes, curiosidades e trajes típicos desses locais.

As Olimpíadas Escolares estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através da Coordenadoria de Educação Física Escolar. As competições serão realizadas em todas as escolas municipais de Castro.

das assessorias: