Ministério da Saúde quer implantar rede de atenção às urgências
O Município de Castro vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) equipada com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para dar suporte de cobertura ao município, Carambeí e Piraí do Sul. A informação é do chefe da Terceira Regional de Saúde de Ponta Grossa, Adroaldo Corrêa de Araújo, que se reuniu com o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior na última quinta-feira (29). A UPA faz parte da implantação das Redes Loco-regionais de Atenção às Urgências conforme determinação do Ministério da Saúde e poderá ser instalada no hospital ou em uma unidade de saúde, com recursos do governo federal, além de custeio de R$ 100 mil mensais.
O objetivo da unidade é prestar atendimento 24 horas a pacientes com quadros clínicos agudos ou crônicos agudizados; em casos cirúrgicos e de trauma realizar o primeiro atendimento com estabilização e investigação inicial, e em casos de complexidade, intermediar entre as unidades de saúde e a rede hospitalar. "A idéia é dar retaguarda às unidades básicas e diminuir a sobrecarga dos hospitais fazendo um entreposto de estabilização para o SAMU 192", explica Araújo.
O prefeito destacou que a UPA vai contribuir para melhorar ainda mais o atendimento na saúde, dando agilidade aos serviços de urgência e emergência. "Vamos contar com uma ambulância de suporte avançado e poderemos realizar procedimentos de urgência e emergência em mais um local, desafogando o atendimento no hospital".
das assessorias: