sábado, 7 de fevereiro de 2009

Palestra aborda dislexia e distúrbios de aprendizagem

Professor alerta para abordagem correta das escolas para o sucesso do aluno

Com o tema "Dislexia e distúrbios de aprendizagem" o professor-doutor Jaime Luiz Zorzi ministrou palestra nesta quarta-feira (04) para diretores e coordenadores das 2ª, 3ª e 4ª séries, classes especiais, sala de recursos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. O evento foi realizado no Teatro Bento Mossurunga e faz parte da Semana Pedagógica que iniciou na segunda-feira (2), promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Castro.

Zorzi destacou que a maior parte das crianças com dislexia – dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita-, têm idade entre 7 e 11 anos e as escolas precisam ter uma abordagem propícia para o aluno com esse problema, conhecendo o perfil, os pontos fracos e fortes desta criança. "É uma mudança de atitude. A escola tem de lidar de forma adequada com esse aluno", diz.

Para Zorzi, o professor precisa incentivar, conduzir e valorizar esta criança. Saber que tipo de habilidade deve ser focada para não comprometer o sucesso em outras áreas de sua vida. "O grande cuidado é não deixar as dificuldades mascararem o potencial que a criança tem. Esse cuidado tem de ser da família e da escola para não impedir todo o sucesso social", alerta.

União

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches deu as boas-vindas aos participantes da Semana Pedagógica e destacou que o trabalho que já vem sendo feito terá continuidade. "Temos grandes desafios. O grande objetivo é garantir que cada criança vá para a escola e tenha seu direito constitucional de aprender com qualidade, respeitado", disse.

Sanches ressaltou que as avaliações feitas na rede municipal para medir os índices de aprendizagem das crianças como o Ideb (Índice de Desenvolvimento Básico da Educação) e o Idec (Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro) são ferramentas que mostram a realidade da educação, e permitem corrigir distorções para o avanço no setor.

Encerrando sua fala, o secretário convocou os educadores para mais um ano de trabalho em conjunto. "Acreditamos em nossos professores. Eles são determinados e apaixonados pela educação. Juntos vamos avançar e conseguir grandes resultados", finalizou.

quinta e sexta-feira (05 e 06), as atividades voltam a acontecer nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Os professores de educação física estarão reunidos no Teatro Bento Mossurunga na sexta-feira (06), das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30, para a palestra "Planejamento e Organização em Educação Física Escolar", ministrada pelo professor doutor Amauri Bassoli Oliveira.

As zeladores do grupo dois terão atividades específicas nos dias 05 e 06 na nova sede da Escola Municipal Vicente Machado.

assessorias: