sábado, 7 de fevereiro de 2009

Vicente Machado inicia aulas em nova escola

Espaço do Seminário Cavanis foi totalmente reformado

Os 740 alunos da Escola Municipal Vicente Machado começarão o ano letivo, na próxima segunda-feira (9) em novo endereço. As obras de reforma em parte do Seminário Irmãos Cavanis, que vai abrigar a escola, estão aceleradas e de acordo com a superintendente da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Nilza de Oliveira Gomes Zappe, funcionários das secretarias de Educação e de Obras estão fazendo um mutirão para que tudo fique pronto.

A reforma incluiu construção de salas, rampa, refeitório, troca de piso, forro e vidros, colocação de corrimão nas escadas, portões, portas e jardinagem. A nova escola tem 20 salas de aula, banheiros, refeitório, cozinha, biblioteca, sala de informática, salas para diretoria, coordenação pedagógica e secretaria, e três quadras para esportes. A escola também recebeu mobiliário novo.

A Educação, em parceria com o Departamento de Segurança Pública do município colocou guarda-corpo na calçada em frente à escola para segurança dos alunos. Na segunda-feira, funcionários da secretaria estarão trabalhando para orientar a chegada e saída dos alunos.

O investimento da Prefeitura na reforma é de R$ 250 mil. Todas as obras da nova escola devem estar concluídas até o final deste mês com o término da sala de informática, banheiros externos, muro de fundo e as canchas.

A diretora da escola, Elusanara Carneiro Lopes, destacou que a novo espaço é um sonho antigo e os professores estão animados. "É um novo espírito para a escola, e aos poucos deixaremos tudo de forma ideal", diz.

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches destaca que a obra atende às necessidades da rede e no novo espaço, professores e alunos terão mais qualidade. "Com certeza esse investimento estará beneficiando toda a comunidade escolar que passa a contar com um espaço amplo, equipado para atender melhor os nossos professores e alunos", diz.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior ressaltou que o investimento na estrutura das escolas e na educação tem sido uma das prioridades da administração. "Esse é o nosso compromisso. Investir constantemente em educação, capacitando e valorizando nossos profissionais, proporcionando melhores condições de trabalho para nossos professores e de estudo para nossos alunos. Pensamos a educação em longo prazo, para nossos alunos de hoje e de amanhã, mas agimos no presente. Nosso objetivo é uma educação para formar cidadãos", finalizou.

Preparação

Na próxima segunda-feira (9), cerca de 8.500 alunos iniciam o ano letivo nas 18 escolas municipais e 9 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) do município. As atividades para os profissionais da Educação começaram com a Semana Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação desde a última segunda-feira (2). Nas escolas e Cmeis, professores e funcionários preparam a acolhida para os alunos. A diretora da Escola Municipal José Antonio Flygare Telles, Sueli Aparecida de Souza, conta que todos estão animados para receber as crianças. Para este ano, a escola deve ampliar as atividades em contra-turno escolar. A perspectiva, segundo Sueli, é que os resultados sejam ainda melhores do que o ano passado. "Para muitos alunos, a escola é a única oportunidade da vida deles, então queremos fazer o melhor", diz.

Silvana Aparecida Hey Westphal, diretora da Escola Municipal Dalila Ayres, conta que as atividades estão concentradas na arrumação das salas para a volta dos alunos. Um dos desafios para este ano será melhorar o nível de aprendizagem das crianças e buscar maior participação dos pais na escola. "Queremos um ano bem proveitoso, temos várias objetivos a vencer e vamos nos encaminhar para isso".

No Cmei Rivadávia de Grácia Lara a organização dos ambientes foi realizada até esta quinta-feira. Hoje os professores farão planejamento. Sandra Mara Alves Santos, diretora do centro, diz que pela experiência do grupo, o trabalho deve acontecer ainda melhor que em anos anteriores. "Temos uma equipe de educadores envolvidos. Trabalhamos com a comunidade que hoje, tem um olhar diferente do Cmei".

No Cmei Elisabete Macedo Kugler os "cantinhos" de arte e brinquedos das salas de aula já estão prontos, segundo a diretora Meri Carmem Gonzalez Pose. "Essa semana será de adaptação e na sequência vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido".

Na Bernardo Litzinger a volta às aulas será diferenciada na primeira semana, de acordo com a diretora Célia Maria King. "Estamos preparando as boas vindas com brincadeiras e dinâmicas de grupo", conta. Para Célia, o foco de 2009 será para melhorar a qualidade na aprendizagem. "Queremos manter o bom desempenho das nossas crianças".

das assessorias: