sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Professores conhecem avaliação do IDEC

Intenção é envolver profissionais no processo de construção da avaliação

A Secretaria Municipal de Educação reuniu quinta (26) e sexta-feira (27) professores de 3ª e 4ª séries da rede municipal de ensino. O encontro teve como objetivo envolver os profissionais da educação em todo o processo de construção da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro (IDEC).

Segundo o secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, a compreensão por parte dos professores do processo de desenvolvimento da avaliação é importante porque as informações apresentadas vão facilitar a aplicação da prova e a avaliação do resultado final. “Essa avaliação é uma fotografia da realidade das nossas escolas e não tem a intenção de ranquear aluno ou professor. A intenção é conhecer a realidade e, principalmente, agir para resolver as dificuldades”, comenta.

Durante o encontro, os professores puderam conhecer o que norteira todo o processo de construção da avaliação, a diferença entre o desempenho e a proficiência da turma avaliada, também os níveis e a complexidade de cada questão. “Quando trabalhamos diretamente com os envolvidos no processo o resultado é muito melhor”, acredita Sanches.

Esse ano, os alunos de 3ª e 4ª séries da rede municipal passarão por duas avaliações do IDEC. A primeira acontece no mês de abril e a segunda, em outubro. Paralelamente, o governo federal também aplicará a Prova Brasil para alunos de 4ª séries no mês de outubro. Durantes as provas, os alunos são avaliados por dois dias nas disciplinas de matemática e português.

das assessorias