sexta-feira, 29 de maio de 2009

Guia de Castro divulga a cidade e sua história

A Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, lançou na quinta-feira (28), o “Guia de Castro 2009”, em solenidade no Teatro Bento Mossurunga, com a presença do prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, do presidente da Paraná Turismo, Herculano Lisboa, autoridades municipais e convidados.O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, agradeceu o apoio dos empresários castrenses e também do prefeito Moacyr Elias Fadel Junior. “Agradeço aos empresários que acreditaram em nós, ao prefeito e a minha equipe, e o próximo guia já começa a ser produzido amanhã. Todos podem nos ajudar a fazer a nova edição”, disse.O presidente do Sindicato do Comércio Verejista de Castro (Sindicastro), Takeshi Maeda, destacou que o guia vai divulgar Castro para o Brasil e também internacionalmente, além do próprio povo castrense ter mais conhecimento sobre o município em que vive. “O secretário Guedes é um batalhador e um idealista, preocupado com o desenvolvimento da cidade, apoiando os empresários e a população. Fico orgulhoso de fazer parte deste município composto de pessoas que querem fazer de Castro um exemplo para o Brasil”.Rodrigo Morais, presidente da Associação Comercial de Castro (Acecastro), disse que o lançamento do guia é um momento importante por retratar a história e a tradição da cidade, além de levar informações úteis à população. “Nós temos que apoiar as boas iniciativas que surgem no município”.O vereador José Carlos Milczwski (Zé da Cuia) parabenizou a iniciativa do secretário Guedes e disse que o guia vai atrair muitas pessoas para Castro, movimentando o comércio e garantindo empregos. “A indústria do turismo está avançada e Castro não pode ficar para trás. Parabéns aos empresários e ao prefeito que acreditaram na idéia”.O presidente da Paraná Turismo, Herculano Lisboa, ressaltou que Castro sempre esteve inserida na história do Paraná, e que os castrenses cuidam com muito carinho da cidade. “O que nós vemos com o guia é o término de uma construção de tijolos de amor, e é dessa forma que se constrói uma comunidade. Todos estamos pensando o turismo com vontade de ver a cidade crescer”.O prefeito Moacyr Fadel enalteceu o entusiasmo do secretário Guedes e disse que o guia mostra a beleza da cidade. Ressaltou que na gestão anterior conseguiu recursos do governo federal para revitalizar a Prainha e o Parque Lacustre, dois importantes pontos turísticos do município. “Castro é uma cidade turística e a geração de empregos através do turismo é a mais barata. Agradeço aos que colaboraram para o guia chegar às ruas e mostrar que Castro é uma cidade apaixonante e tem um povo que se orgulha de ser castrense. E juntos poderemos construir uma sociedade cada vez melhor e com amor pela nossa cidade”. HomenagensDurante a solenidade a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo homenageou quatro castrenses que estão no guia: a escritora Idalina Bueno de Magalhães; Juraci Pusch, uma das fundadoras do Café das Damas, em 1936, o presidente do Sindicastro, Takeshi Maeda e a empregada doméstica Neuza Maria Carneiro. “Essas pessoas fazem parte da história de Castro”, destacou Guedes. DoaçãoA Secretaria doou mil exemplares do guia para a Rede Feminina de Combate ao Câncer para ser vendido ao preço de R$ 10,00. A renda será revertida para ações da entidade que atende 120 pacientes cadastrados. O GuiaO “Guia de Castro 2009” é uma publicação com 106 páginas coloridas com informações históricas, culturais, gastronômicas, fatos curiosos e importantes, turismo e de utilidade pública. O guia aborda também a questão política divulgando as áreas do Executivo, Legislativo e do Judiciário, e ainda nomes dos deputados estaduais e federais que obtiveram votação expressiva no município.Com formato internacional, a tiragem será de 15 mil exemplares. O guia foi patrocinado por empresários castrenses que receberam um kit contendo um certificado de participação no guia, uma placa de identificação com a frase 'Esta empresa acredita em Castro', e a cada R$ 25,00 investido em publicidade, a empresa recebeu um guia. Durante a solenidade foi apresentado um documentário de cinco minutos sobre a produção do guia e mostrando imagens de Castro. “Nossa intenção através do filme é fazer a alusão entre a história e um estilingue que, quanto mais se “puxa para trás”, mais longe vai a pedra, o que significa que quanto mais divulgarmos e valorizarmos nossa história, mais desenvolvimento e projeção teremos”, ressaltou Guedes.O Guia de Castro 2009 também terá lançamento na Rua Cidade de Castro, em São Paulo.