A Superintendência de Meio Ambiente e Saneamento da Prefeitura de Castro está implantando o programa de coleta seletiva nos prédios públicos do município através da entrega de equipamentos e sacolas biodegradáveis coloridas.
De acordo com a superintendente de Meio Ambiente e Saneamento, Maria Inez Pedrosa Machado, o objetivo é dar continuidade ao projeto de inclusão social dos catadores de materiais recicláveis aumentando o volume de resíduos na Associação de Catadores de Castro (ACC). “Além de incrementar a arrecadação da ACC, o projeto também visa a proteção dos recursos naturais, através da reciclagem de papéis, metais e plásticos produzidos no exercício do funcionalismo”.
Os equipamentos consistem em painéis de metal onde são inseridas sacolas vermelhas, amarelas e azuis para a separação do material conforme a categoria. Serão entregues 65 kits para as secretarias municipais, incluindo as escolas, Biblioteca Cidadã e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), além do fórum e Câmara Municipal.
Já receberam o material a Secretaria Municipal de Educação, Centro de Atendimento ao Adolescente em Liberdade Assistida (Caala) e Secretaria de Esporte e Cultura. Os demais kits serão entregues nos próximos dias.
O material separado será recolhido pelo próprio caminhão que atende a coleta seletiva na cidade, obedecendo ao calendário estabelecido pelo programa.
Iniciada em maio deste ano, a coleta seletiva já arrecadou cerca de 190 toneladas de material que é doado à ACC e posteriormente separado e comercializado pelos catadores associados. Atualmente seis catadores trabalham na associação, mas outros catadores podem se associar. Além da doação do material coletado, a Prefeitura ainda colabora com o aluguel do barracão, custos de energia elétrica, uniformes, equipamentos de proteção individual e apoio institucional. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente adquiriu, recentemente, um picador de papéis onde os próprios catadores realizam o trabalho, agregando valor ao material.
No próximo dia 10 de agosto, acontecerá em Castro, o Fórum Regional Lixo e Cidadania, que inclui uma audiência pública para os potenciais geradores de resíduos recicláveis. O evento é uma iniciativa da Procuradoria do Trabalho e Meio Ambiente e já ocorreu em Porto Amazonas e Palmeira.
A ideia é que os municípios da região dos Campos Gerais discutam seus programas, trocando experiências e relatando suas dificuldades. Também participam do fórum os catadores inseridos nos programas municipais.
Os potenciais geradores receberão uma convocação de participação através do Ministério Público e serão cobrados a apresentar seus planos de gerenciamento de resíduos direcionando o material reciclável, obrigatoriamente, para a ACC.
O fórum será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação a partir das 14 horas.
Maria Inez destaca que há uma certa dificuldade na colaboração dos empresários do comércio de Castro em doar os resíduos recicláveis à Associação dos Catadores. “Gostaríamos de conscientizar esse público da importância da reciclagem e dos trabalho dos catadores na sociedade”.