quarta-feira, 15 de julho de 2009

Professor de São Paulo traz aulas yoga para Castro

A Chácara Zaide, em Castro, vai se transformar durante três dias em um centro de yoga. Entre os dias 22 e 24 de julho, o professor Rodrigo Chede, do Centro Saya, de São Paulo, dará aulas de Hatha Yoga, com a realização de suas técnicas, os pranayamas (exercícios respiratórios), asanas (posturas físicas) e yoganidra (descontração física e mental), além da meditação e concentração.

O Hatha Yoga tem seu nome composto pelas palavras Ha, que significa Sol, e Tha, que quer dizer Lua. Juntos, são a harmonização do prana (energia vital) solar com o prana lunar. Segundo o professor Rodrigo Chede, esse sistema traz um grande equilíbrio interior de mente e corpo ao praticante, com resultados benéficos ao organismo, à mente e à sua essência interior. “O Hatha Yoga faz com que o corpo adquira tônus muscular, tornando-se mais flexível e relaxado. Traz vitalidade, saúde e ajuda no processo de cura de doenças físicas. Com uma alimentação adequada, o corpo passa por uma limpeza, em que toxinas e impurezas são eliminadas, enquanto vitaminas e minerais são absorvidos mais facilmente. Quando o praticante encontra pureza e controle, ele finalmente atinge a meta da yoga: autoconhecimento, realização e compreensão”, explica o professor.

As técnicas são indicadas para homens e mulheres de qualquer idade, que buscam o autoconhecimento e queiram aprender a respirar de uma forma correta, conquistar um alinhamento da coluna vertebral, aumentar a flexibilidade do corpo, o equilíbrio, melhorar a concentração e ganhar tônus muscular, sejam iniciantes ou já praticantes de yoga.

A Chácara Zaide fica localizada na Rua Heráclio Mendes de Camargo, 42. As inscrições para as aulas ocorrem no dia 21 de julho, a partir das 14h no próprio local ou pelo e-mail rodrigo@centrosatya.com.br, com opções de três horários (13h30, 16h e 19h). Cada aula tem duração de uma hora e meia e as vagas são limitadas. O investimento é de R$ 20 por aula. Na chácara haverá artigos indianos à venda, além de sorteios de brindes.

EDUARDO BIAGINE