Mais de 8,7 mil alunos da rede municipal de ensino de Castro retornaram às aulas, nesta segunda-feira (17), depois de um período de recesso de duas semanas como medida de prevenção à Gripe A H1N1 (Gripe Suína).
Diretoras das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) estão orientando os alunos sobre os cuidados para prevenir a doença. Ao chegarem à escola, os alunos lavam as mãos e passam álcool em gel. O procedimento é repetido ao saírem para o recreio. A partir desta terça-feira (18), os estudantes devem trazer sua própria garrafinha com água. Evitar o compartilhamento de copos, pratos e talheres é outra recomendação.
A escola ainda está fazendo um rodízio na hora do recreio. Enquanto alguns alunos vão para o refeitório, outros ficam na quadra esportiva.
Os ensinamentos estão sendo aprendidos. A aluna Emelly Iank, da 3ª série, conta que para prevenir a Gripe A é preciso lavar bem as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal. “É importante fazer isso para prevenir a doença”.
Laislla Cordeiro do Nascimento aprendeu que é preciso esfregar bem as mãos entre os dedos e até no pulso. “Foi fácil aprender. Também não devemos levar as mãos à boca, olhos e nariz”, completa.
De acordo com a diretora da Escola Municipal Vicente Machado, que tem 780 alunos, Elusanara Carneiro Lopes, o assunto está sendo amplamente discutido em sala de aula. “Faremos este trabalho toda a semana. Também temos muitos pais visitando a escola para ver como está a situação”, conta.
Na Escola Vicente Machado, três crianças com sintomas de gripe comum retornaram para casa. As orientações continuarão e as professoras estão preparando uma dramatização para apresentar nas salas de aula. “Vamos orientar de várias formas para que as crianças entendam bem o assunto”, explica Elusanara.
Transporte escolar
Além de diretoras e professoras, a Secretaria Municipal de Educação de Castro, através da Superintendência de Transporte e Alimentação Escolar reuniu na última sexta-feira (14), cerca de 70 motoristas de veículos que fazem o transporte escolar de alunos da rede municipal na zona rural e também da rede particular de ensino para orientar quanto aos cuidados para prevenir a Gripe A.
Os profissionais tiveram informações sobre a Gripe A e quais os cuidados a serem tomados. No transporte de estudantes, os motoristas terão de higienizar os ônibus com álcool antes da entrada das crianças e após a saída. Outra medida é para os motoristas orientarem as crianças que apresentarem algum sintoma de gripe, para que voltem para casa e que os pais procurem cuidados médicos.