sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Secretaria quer resgatar antiga fonte de águas sulfurosas

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Castro lançou um livro com o título “O Renascimento da Fonte Santa Terezinha” contando a história da antiga fonte de água sulfurosa que na década de 30 atraiu milhares de pessoas a Castro para beber da água mineral considerada medicinal e até milagrosa. Segundo o secretário municipal Izidro Guedes, a idéia é resgatar a antiga fonte, através de técnicas modernas, análises precisas e outros meios para a utilização da água novamente.

Dos 500 exemplares do livro, parte foi vendida a R$ 10,00 para empresários e comunidade para pagar as despesas do livro, e outra parte foi distribuída para lideranças políticas municipais, estaduais e federais para que conheçam a história da fonte. “Conhecendo sobre a fonte, poderemos captar recursos com apoio de nossos deputados para estudos e possível reabertura do local. A comunidade castrense também se mostrou satisfeita com a publicação”, explica o secretário.

Guedes destaca ainda que dois deputados federais, o vice-governador Orlando Pessuti e o secretário de Estado do Turismo, Celso Caron, apoiam a ideia.

Com início do funcionamento em 1932, a Fonte Santa Terezinha constituía-se de um balneário com confortáveis instalações e todos os requisitos de higiene exigidos e foi o primeiro balneário paranaense, construído pelo cirurgião-dentista doutor Alcibíades Paes de Souza Brasil.

A água mineral radioativa da fonte, analisada e aprovada pelo Departamento Nacional de Saúde Pública, ficou conhecida pelo seu valor terapêutico e atraiu a Castro um sem-número de pessoas de muitos estados que sofriam de várias doenças como moléstias do estômago, fígado, rins, intestinos, diabetes, nefrites e reumatismos, entre outras. Havia ainda o uso da lama para tratamento das afecções da pele, das articulações e dos nervos, artrites e nevralgias.

Durante anos foi assim, pessoas visitando a fonte, banhando-se e bebendo de sua água em busca da cura. Foi fechada em 1974. Atualmente, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, através do projeto Túnel do Tempo, está realizando um trabalho para reabrir a fonte.