terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mais de 7 mil alunos farão teste de acuidade visual

A Secretaria Municipal de Saúde de Castro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social e Rotary Club de Castro, lançaram nesta segunda-feira (28) o projeto o “Olhar Brasil”, elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde para atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental, em alfabetizandos cadastrados no programa “Brasil Alfabetizado” e na população com idade igual ou acima de 60 anos. A implementação do projeto permitirá reduzir as taxas de evasão decorrentes de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

De acordo com um dos coordenadores do Programa Saúde da Família, Diogo de Paula Nocera, agentes comunitários, que já receberam capacitação, realizarão o teste nos alunos e encaminharão, para serviços especializados, os casos de outras doenças oftalmológicas. “Estes profissionais estão capacitados para buscar a existência de erros de refração e encaminhar estas crianças para o atendimento”.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke, as atividades iniciariam em setembro, mas em virtude dos transtornos causados pela Gripe A, devem iniciar em outubro. Ela explica que caso a criança precise de atendimento, haverá encaminhamento para a saúde, que vai agilizar a consulta. Se mesmo assim, a criança precisar de um procedimento mais complexo, também terá a garantia do tratamento.

O projeto abrange ainda o fornecimento de óculos. Esta iniciativa será da Secretaria da Criança e Desenvolvimento Social, através de encaminhamento das crianças aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “As crianças que realmente precisarem de óculos serão encaminhadas para receber esse benefício”, afirma a secretária Kátiba Fadel.

O secretário de Educação, Carlos Eduardo Sanches, falou da importância da capacidade de articulação das secretarias envolvidas para garantir o trabalho conjunto. “Entre tantos problemas que dificultam a aprendizagem de nossas crianças, um deles é o problema de visão. Diagnosticar e tratar essas crianças certamente vai garantir melhoria no aprendizado e da sua qualidade de vida”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior agradeceu o empenho e a dedicação das secretarias, do Rotary e do oftalmologista Julio Galache. “Esta é uma questão importante. Cuidar das nossas crianças e de sua saúde, sempre foi uma das nossas prioridades. Por isso, parabenizo toda esta equipe pela idealização do projeto”. A primeira escola a receber o projeto será a Escola Municipal Doutor Jahir Lopes, no dia 3 de outubro.