O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, entregou nesta segunda-feira (6) máquinas e equipamentos para a secretária municipal de Transportes, Kátiba Fadel. A Prefeitura adquiriu um rolo compactador, três motoniveladoras e oito caminhões basculantes traçados. Os maquinários foram adquiridos com investimentos de R$ 2.990.227,28 através do Programa de Intervenções Viárias (Provia) com financiamento do Banco do Brasil e recursos oriundos do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fadel destacou que este é o maior investimento em máquinas feito pela Prefeitura de Castro. “Estamos modernizando o Parque de Máquinas com equipame
ntos novos para prestar atendimento especial à população dos bairros e do interior”.
A frota do Parque de Máquinas será reforçada em breve. Com investimentos de R$ 4.200.000,00 a Prefeitura vai adquirir ainda mais cinco motoniveladoras e duas
retroescavadeiras.
A secretária municipal de Transportes, Kátiba Fadel, disse que com os novos equipamentos os serviços serão agilizados e ampliados. “Hoje estamos recebendo essas máquinas e logo teremos outras. Tenho certeza que vamos obter resultados mais rápidos e melhorar a manutenção das vias rurais e urbanas”.
Serviços
Sem contar com os novos equipamentos, a frota do Parque de Máquinas é de 33 veículos. Desses, 22 estão em operação e 11 em manutenção. Mesmo com pouco maquinário, nos últimos dois meses a Secretaria Municipal de Transportes executou diversos serviços de patrolamento, cascalhamento e recuperação de vias no interior e na cidade.
Na região do Socavão, foram executados serviços de patrolamento com cascalhamento em trechos das localidades de Butiazal, Santa Quitéria, Serra do Apon, Lagoa de Dentro, Faxinal, Palmital, Tanque Grande, Estrada da Laranja, São Luiz dos Machados, Estrada da Pampulha até o Ribeirão, Estrada do Tucun, Estrada da Cachoeirinha, Porteira e Estrada Castro-Socavão.
Ainda no Socavão foram feitos serviços de patrolamento nas localidades de São Lourenço, Cercado, Orema, Santa Cruz, Lagoa dos Ribas, Lagoa Bonita, Passo do Olaria, Estrada dos Machados, Estrada do Vargedo, Estrada do Ribeirão e Imbuial.
Já no Abapan foram contemplados com serviços de patrolamento com cascalhamento trechos das localidades de Assentamento Conceição, Montenegro e Boa Vista, Butiá, Água Quente, Fundão, Estrada da Ribeira (serviço de manilhamento), Morro do Canha, Estrada da Campina, Estrada da Ribeira, Canha dos Florindos, Estrada Lagoa dos Peixes, Hervalzinho, Estradas da Grutas, Estradas das Areias, Estrada do Boa Vista e Estrada da Balsa.
Na cidade, foram executados serviços de patrolamento com cascalhamento em trechos das estradas das Pedras, Guabiroba, Marmeleiro e Santa Leopoldina, sete quilômetros na estrada da AABB e Santinha. Também foi realizado patrolamento com cascalhamento na Estrada sentido Guararema, Santa Clara, Campo do Meio e Olaria.
A Secretaria de Transportes realizou testes com anti-pó ecológico nas ruas Emílio Kugler e Silvio Afonso Martins de Souza no Jardim Arapongas e em trechos das ruas Edgard Briski e Jamil Elias Fadel, também no Arapongas.
Além das obras de patrolamento e cascalhamento, foi realizada operação tapa-buraco no Centro, Vila Rio Branco, Arapongas, e Bela Vista, e atualmente os serviços estão sendo feitos no bairro Padre Piva.