quarta-feira, 8 de junho de 2011

Secretários apresentam metas já alcançadas

A Prefeitura Municipal de Castro realizou na segunda-feira (6), no Teatro Bento Mossurunga, reunião com os secretários para apresentação de metas estabelecidas em março para serem cumpridas até o final de 2011. Foram apresentados os trabalhos já concluídos, os que estão em andamento, os prazos de início e término e os índices percentuais obtidos em cada secretaria.

Das 56 metas propostas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, 2% das atividades já foram concluídas. Entre os projetos em andamento estão a implantação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e do Fórum Municipal para elaboração da Agenda 21 de Castro, além do início do Programa de Aquisição de Alimentos – Fome Zero Municipal.

A Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social cumpriu 29% da programação para 2011que inclui 21 metas. Das ações já concluídas estão o término das obras no Centro do Idoso e de Múltiplo Uso, implantação do Centro de Treinamento Profissional para Famílias de baixa renda, regularização de loteamentos em vários bairros e ampliação dos programas Bolsa Solidariedade e Programa de Apoio Integral à Família (PAIF).

A Secretaria Municipal da Fazenda, com 23 metas, concluiu 30% e já implantou o posto avançado para atendimento no Abapan, o sistema de controle de prazos dos contratos e termos aditivos e definiu os pagamentos de fornecedores apenas por depósito em conta corrente.

Dos 18% das 28 metas atingidas pela Secretaria Municipal de Gestão Pública estão a reposição salarial para todos os funcionários e o acompanhamento da execução da obra de construção da pista do aeroporto.

Na Secretaria Municipal de Obras Públicas das 86 metas propostas, 1% já está terminado e entre as ações estão a construção de calçadas em várias ruas da área central, obras de acessibilidade e manutenção de calçadas na Vila Rio Branco, pavimentação poliédrica na ruas Oscar Marfute e construção da ponte da Paina.

Das 20 metas da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, a maior parte está em andamento. Entre os projetos em execução estão o Parque de Natal, a elaboração da II Feira de Tecnologia dos Campos Gerais e I Mostra de Produtos e Serviços para Diabéticos, o Guia de Castro 2012 e a instalação da Defesa Civil.

Na Secretaria de Planejamento 18% das 22 metas propostas estão dentro do prazo previsto e entre as ações estão a implantação do programa Castro Digital com disponibilidade de sinal gratuito de internet em praças públicas, entrega de informativos para a comunidade que está prestes a receber obras, elaboração de informativos para as secretarias e o novo site da Prefeitura com o Portal da Transparência.

A Secretaria Municipal de Saúde cumpriu 13% das 30 metas propostas e apresentou a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que deve iniciar funcionamento no segundo semestre, a compra de duas ambulâncias e a implantação do serviço gratuito de transporte de pacientes do interior para a cidade, entre outros.

Com 30 metas propostas, a Secretaria Municipal de Transportes alcançou 3% e realizou obras de pavimentação asfáltica na Vila Rosário, Jardim Dalalana, manutenção de 9 pontes na área rural e de estradas rurais. Também realizou testes com anti-pó ecológico em ruas do Jardim Arapongas fez operação tapa-buracos em diversas vilas.

No Desenvolvimento Urbano 6% das atividades estão terminadas dentro do prazo, entre elas a conclusão de projetos de revitalização da Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, paisagismo do canteiro central da Avenida Presidente Kennedy, reforma do terminal rodoviário e projetos técnicos de pavimentação para o Jardim Bailly, Termas Riviera, Canta Galo e Morada do Sol IV. Outros 18% de atividades com prazo vencido devem-se ao grande volume de projetos em elaboração.

As metas da Secretaria Municipal de Educação que somam 24, referem-se à obras de construção reformas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), todas em andamento ou aguardando processo licitatório. O destaque fica por conta da ordem de serviço que será assinada nos próximos dias para a construção da Escola Municipal do Tronco e a construção da nova escola José Nery Carneiro de Napoli, no Socavão com recursos próprios do município no valor de R$ 1 milhão.

Na Secretaria Municipal de Esporte e Cultura o cumprimento das 33 metas está dentro do cronograma. A secretaria está promovendo o Festival de Inverno com atividades de dança, teatro, música e artes para a comunidade, exposição nos espaços culturais, realização de campeonatos esportivos e obras de reforma nos ginásios de esportes.

O Gabinete e a Procuradoria Geral do Município têm 16 atividades propostas ao longo do ano. Entre elas estão a realização da Operação Solidariedade e auditorias a serem feitas pelo Controle Interno, essas do Gabinete e a capacitação permanente de funcionários, criação da lei municipal para regulamentação do Patrimônio Histórico e conclusão do novo Código Tributário, estas atribuições da Procuradoria.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior agradeceu aos secretários pelo empenho nas metas já cumpridas e pediu dedicação total para que até a próxima reunião, em dois meses, os índices estejam maiores. “Espero que no próximo encontro, no mínimo, 20% das metas já estejam alcançadas. Mas, parabenizo à minha equipe pelo trabalho até agora realizado”.