segunda-feira, 12 de maio de 2008

Gestores debatem prioridades para políticas na primeira infância

Fórum da Educação Infantil quer aprofundar as discussões e refletir a prática pedagógica

O I Fórum Estadual de Educação Infantil promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) Paraná com apoio da Prefeitura Municipal de Castro reuniu nesta segunda-feira (12), no Teatro Bento Mossurunga, gestores da educação de vários

municípios paranaenses para discutir a Educação Infantil em diversos âmbitos. O evento contou ainda com a participação do presidente da Comissão de Educação na Assembléia Legislativa, deputado estadual Péricles de Holleben Mello, e com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, além de palestrantes.

O presidente da Undime Paraná e secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte de Castro, Carlos Eduardo Sanches, destacou que o debate é importante devido às expectativas em torno da educação infantil porque há um esforço no Brasil para avançar nessa fase da educação básica.

Para o secretário, se as crianças conseguirem freqüentar a educação infantil antes de ingressar no Ensino Fundamental terão mais sucesso escolar. Ele defende que a qualidade na educação infantil prioriza o atendimento e a oferta de vagas pela escola pública e não de forma terceirizada. “O Paraná dá exemplo na educação. Tenho certeza de que vamos avançar e a educação infantil precisa ter qualidade, principalmente na escola pública”, diz.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, ressaltou que só um povo vigilante pode exercer a vigilância e fazer com que a pátria não seja subtraída de sua riqueza, e isso só é possível pelo conhecimento e cultura, que devem ser promovidos democraticamente pela escola pública. “Que é por excelência, um local de cidadania”.

Miranda contou que 50% das crianças e adolescentes que estão na 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental não sabem escrever um simples bilhete. Dos alunos que conseguem terminar o Ensino Médio, poucos vão para a universidade. Cerca de 30% dos jovens com idade entre 15 e 24 anos não estudam e nem trabalham. Miranda comparou que o Brasil ainda tem uma dívida enorme com a educação pública. “Há uma legião de jovens sem perspectivas, e que se tornam mão-de-obra barata para o crime, porque não têm em que apostar”, pondera.

Miranda disse que a administração pública de Castro dá exemplo ao promover uma educação pensando no futuro. “A educação é onde começa tudo. Castro faz história, muda os rumos do país resgatando uma dívida histórica do Brasil e abrindo portas para todos que acorrem à escola pública, e que são os que mais precisam”, concluiu.

O deputado estadual Péricles de Holleben Mello reforçou o conceito de que a educação infantil é imprescindível, principalmente por ser na infância que se formam o caráter e a personalidade da pessoa. Destacou ainda que a escola é fundamental na vida das famílias carentes. “O Brasil enfrenta grandes desafios, mas o governo federal está investindo para melhorar os índices. Castro trata a educação de maneira singular, com apoio da comunidade”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior agradeceu a presença de todos no evento e contou que no início de sua administração, o município enfrentava alto índice de criminalidade. “Pregávamos que só sairíamos dessa condição por meio da educação e sabemos que tudo inicia na educação infantil. Continuaremos nessa batalha com coragem e determinação para através da educação transformar o país”, finalizou.

Uma das palestras ministradas no fórum abordou o tema “A Construção dos Espaços na Educação Infantil”. A professora-doutora Maria da Graça Souza Horn destacou que esses espaços devem propiciar a possibilidade de interações cognitivas, sociais e culturais, num entendimento de que a criança aprende interagindo em determinados espaços, mediada por parceiros mais experientes como os professores e outras crianças.

Para a professora, atualmente as escolas estão preocupadas com os espaços para a educação infantil enquanto parceiro pedagógico. “Já há indícios dessa preocupação e desse entendimento do espaço como componente curricular e não apenas como pano de fundo”, explica.

Maria da Graça ressalta ainda que com a centralização da educação infantil pelos municípios, há uma definição na busca pela qualidade ao atendimento à criança enquanto um direito seu. “A educação infantil avançou, mas precisa ainda mais vontade política de nossos gestores para investir mais nessa faixa etária. Esses investimentos significam que estaremos nos preservando de mais gastos, mais construções de prisões e de repetências escolares. Precisamos investir no futuro e isso reverterá em benefícios para todos”, finalizou.

Palestras

O Fórum de Educação Infantil continua nesta terça-feira. Às 8h30 haverá palestra com o tema “A Avaliação na Educação Infantil”, com a professora-doutora Elisandra Girardelli Godoi, e às 10h20, com o tema “Educação Infantil e Desigualdade”, com a professora-doutora Patrícia Corsino. Às 13h30 será a vez da professora-doutora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira com o tema “A Gestão Pedagógica na Educação Infantil”. Também haverá debates nos períodos da manhã e tarde.
das assessorias: