sexta-feira, 27 de junho de 2008

Castro terá serviço de hemodiálise em julho

Município terá capacidade para atender 180 pacientes por mês

O serviço de hemodiálise em Castro deverá começar a funcionar no final do mês de julho no Hospital Anna Fiorillo Menarim. Implantado em parceria entre o Município, Nefromed, de Ponta Grossa, e Beneficência Camilliana - com apoio do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, o serviço vai atender o município e região. Para implantar a hemodiálise, foi reestruturada uma ala do hospital, com investimentos de R$ 1 milhão.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio Sandrini, Castro terá capacidade para atender 90 pacientes por mês, três vezes por semana, para o tratamento da hemodiálise, e outros 90 para diálise peritonial ambulatorial contínua. Os serviços serão oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, 30 pacientes das cidades de Castro, Carambeí, Jaguariaíva, Arapoti e Piraí do Sul se deslocam a Ponta Grossa para serem atendidos. Fazer a hemodiálise em Castro vai facilitar a vida de Jorge Soares Martins, que há oito anos se desloca a Ponta Grossa três vezes por semana para ser atendido. "O hospital fica perto da minha casa e isso vai melhorar muito para mim", diz.

"Faço hemodiálise há 15 anos e me levanto às 3 horas da manhã para pegar o transporte às 4 horas, e no inverno é muito frio. Estamos esperançosos que comece a funcionar logo para facilitar nossa vida", comenta Marli Terezinha Pereira.

Avanço

A diretora do hospital, Estela Mari Galvan Cuchi, destaca que o serviço de hemodiálise, que será referência no Estado, vai agregar valor ao hospital e abre a possibilidade para trazer outras especialidades. "É um serviço de alta complexidade que vai beneficiar pacientes de Castro e da região que não precisarão mais se deslocar até Ponta Grossa. Além disso, poderemos pleitear outras especialidades", diz.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior ressalta que a implantação da hemodiálise em Castro será mais um salto de qualidade nos serviços de saúde. "Graças à parceria do município com a Nefromed poderemos aliviar o sofrimento das pessoas que precisam ir para Ponta Grossa várias vezes por semana, saindo de madrugada e enfrentando frio e chuva no inverno. Com a hemodiálise aqui, também vamos atender também pacientes de outros municípios da região. Esse é mais um avanço na área da saúde para a nossa cidade," finaliza.

das assessorias: