Cerca de 2 mil pessoas acompanharam desfile das delegações e apresentações artísticas
Em uma cerimônia que valorizou o talento local, homenageou o centenário da imigração japonesa no Brasil e os 50 anos da vinda dos primeiros japoneses a Castro, a abertura dos XXI Jogos Estudantis de Castro (Jeca) lotou o Ginásio de Esportes Douglas Pereira na noite desta terça-feira (28). Cerca de 2 mil pessoas acompanharam o evento, que teve duração de uma hora e meia, e auxiliaram entidades assistenciais da cidade com a doação de alimentos não-perecíveis na entrada.
A cerimônia teve início com o desfile dos alunos representantes das 40 instituições de ensino públicas e privadas do município que participam dessa edição dos jogos, a maior de todos os tempos, com 7469 atletas inscritos. Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná e de Castro e as execuções dos hinos nacional, municipal e do Japão, o vice-prefeito Álvaro Telles, representando o prefeito municipal Moacyr Elias Fadel Junior, declarou oficialmente abertos os jogos.
Em uma iniciativa diferente, os estudantes Christian Vinícius da Silva, 10 anos, da 4ª série da Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho, e Thaís Sayuri Berberich, 12 anos, da 6ª série do Colégio Emília Erichsen, foram responsáveis por carregar as tochas olímpicas e acender a pira olímpica, representando a união de japoneses e brasileiros. Ambos também realizaram o juramento do atleta, Thaís em japonês e Christian em português.
A cerimônia de abertura seguiu com apresentações artísticas do grupo de taikô (instrumento de percussão japonês) da Associação Cultural e Educacional de Castro (Acec), do grupo de dança da Associação Cultural Nipo-brasileira Castro-Ren e do projeto de ginástica rítmica da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
No final, o mascote do Jeca, o Iapozinho, foi o responsável pela confraternização entre todos os atletas que desfilaram na cerimônia.
"A expectativa para esse Jeca é a melhor possível e que a competição transcorra normalmente", disse o coordenador do Departamento de Esporte, Marcio Choma.
Nesta quarta-feira (29) começam as disputas do Jeca no atletismo, tênis de mesa, xadrez, damas e tria. Os Jogos Estudantis de Castro são uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. O Jeca acontece até o dia 8 de novembro e tem o patrocínio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson, Eny Sports e Infok.