Na segunda-feira (03), começa mais uma edição do Festival de Atividades Recreativas dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). Desde 2005 presente nos jogos, o festival reúne crianças de 7 e 8 anos do Ensino Fundamental, que participam de atividades, brincadeiras e mesmo sem competir, todas recebem medalhas, idênticas às entregues aos vencedores das competições dos jogos.
As brincadeiras, sempre orientadas por professores e monitores, estimulam a psicomotricidade, fundamental para o desenvolvimento físico das crianças, e são uma forma diferente de estimulá-las a participarem do Jeca. Baseados em estudos e pesquisas, que apontam que nessa faixa etária a criança ainda não tem idade para lidar com competição, o festival foi criado para integrar as crianças aos jogos. "Antes, havia muita cobrança dos técnicos, pais e professores para as crianças competirem e vencerem. A parte psicológica deles ainda não sabe lidar com a vitória e a derrota. A criança entrava na quadra com medo. Com o festival, eles participam dos jogos, como uma continuação do trabalho do profissional de Educação Física, mas de forma lúdica", explica a coordenadora do festival, Juliana Polistchuk.
Nesse ano, 548 crianças de 17 escolas municipais e particulares de Castro participam das atividades, distribuídas durante as quatro tardes de programação.
Serão sete brincadeiras – cama elástica, tombo legal, tobogã, balão bolha, touro mecânico, guerra de travesseiros e circuito de cordas – que nessa edição dos jogos serão realizadas no Complexo Esportivo da Prainha. "É um local fechado, com toda a segurança. As crianças estarão sempre acompanhadas por monitores", diz Juliana.
Nas atividades lúdicas, as crianças são separadas por equipes com alunos de diferentes escolas. Cada equipe é representada por uma cor, e na forma de rodízio, todas participam das atividades. "Essa separação é apenas para uma melhor organização. Não há contagem de pontos, nem competição", diz a coordenadora.
O Festival de Atividades Recreativas do grupo 0 acontece até quinta-feira (06) no Complexo Esportivo da Prainha, com início às 13h, e conta com o patrocínio de Laguna Tintas, Mercado Móveis, Tibagi Motos, Auto Mecânica Moers, Paraná Trator, CCAA, Calcário Kraemer, Aquarela, Posto Borsato, SP Alimentos, A Rainha, Kugler Veículos, Castrocenter Materiais de Construção, CDI, J. Baron, Mierlo Papelaria, Metalúrgica Lubeck, Bebê & Cia., Academia Extreme, Auto Escola Bacana, Uniderp, Lotérica Caça ao Tesouro, Suprimax, Supermercado Priotto, Sismuca, Iank Frutas e Academia Corpus Wellness. O festival ainda tem o apoio da Cooperativa Castrolanda, Infok e 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada.
Eduardo Biagini