Ginastas do Centro Castrense de Ginástica Rítmica de Castro participaram nos dias 25 e 26 de outubro, em Cascavel, do Campeonato Paranaense de Estreantes em Ginástica Rítmica. Oito adolescentes que estudam nas escolas Elza Macedo, Vicente Machado, Cavanis, Sepam e Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, com idade entre 8 e 12 anos, participaram do evento. Duas delas na categoria pré-infantil, individual, mãos livres, ficaram entre as 20 primeiras colocações competindo com outras 74 ginastas. As outras seis competiram na categoria infantil conjunto mãos livres conquistando a medalha de bronze.
Esta é a primeira vez que o grupo participa de uma competição estadual da Federação Paranaense de Ginástica Rítmica. O grupo formado em 2007 iniciou os treinos intensivos em fevereiro deste ano. De acordo com a técnica Joana Darc Sommer Doin, o resultado da competição foi muito bom levando em conta o pouco tempo em
que o grupo está atuando.
Para o treino das ginastas a Prefeitura paga o salário da técnica e os pais também contribuem. Joana conta ainda com a ajuda da ginasta Michelle Salzano que integrou a Seleção Brasileira de Ginastas e fez avaliação das meninas. "Estamos formando uma associação para conseguir patrocínio. Atualmente contamos também com a ajuda do Supermercado Priotto". Nossa idéia é fazer em Castro um pólo de ginástica rítmica", conta Joana Darc.
Os treinos acontecem no Ginásio Plinio Menarim, cinco vezes por semana e, às vezes, aos finais de semana e feriados, durante três horas. Atualmente, 25 ginastas estão treinando. "Não imaginava que conseguiríamos uma classificação tão boa no campeonato competindo com grupos que estão treinando há mais tempo. Esse bronze para nós vale ouro. Estamos muito felizes com o resultado", finalizou.