O vôlei foi a primeira modalidade coletiva da 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca) a ter campeões. Um grupo no feminino e dois no masculino já tiveram premiações.
O primeiro campeão das modalidades coletivas foi conhecido na noite de segunda-feira (03). O Colégio Vespasiano levou a medalha de ouro no grupo 5 feminino (para alunos universitários ou maiores de 18 anos). Logo na primeira partida do grupo, o Campus de Castro da UEPG não compareceu. Com a desistência, as meninas do Vespasiano ficaram com o título. Apenas os dois estabelecimentos de ensino escreveram equipes na disputa desse grupo.
Na tarde de terça-feira (04), dois campeões do vôlei masculino receberam a premiação no Ginásio Gerson Torres. No grupo 3 (para alunos de 7ª e 8ª séries), o Colégio Cavanis ficou com a medalha de ouro ao vencer a Escola Evangélica de Castrolanda por 2 sets a 0 (parciais de 25/13 e 25/9). Na partida seguinte, foi a vez da Evangélica dar o troco no Cavanis e garantir o primeiro lugar no grupo 2 (alunos de 5ª e 6ª séries) ao vencer também por 2 sets a 0 (25/15 e 25/8). Em ambos os grupos, havia somente as duas equipes inscritas e os campeões venceram pela segunda vez seus adversários, evitando o terceiro confronto, previsto no regulamento, para decidir o título.
Handebol e futsal
Na noite desta terça-feira ainda poderiam ser conhecidos campeões no handebol, que está sendo disputado no Ginásio Epaminondas Xanda Nocera, e no futsal, com partidas em três ginásios da cidade.
Na quarta-feira (05), serão definidos os campeões do mini basquete do grupo 1 masculino e feminino, o vôlei do grupo 3 e 4 feminino e grupo 5 masculino.
Os Jogos Estudantis de Castro acontecem até o dia 8 de novembro. Nesse ano, o Jeca conta com a participação recorde de 7469 atletas de 40 escolas da rede pública e privada do município.
Eduardo Biagini