sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Legislativo apoia criação de Conselho de deficientes

O presidente da Câmara Municipal de Castro, Antonio Levi Napoli Pinheiro (PMDB), realizou na manhã da sexta-feira (28) reunião com entidades ligadas aos portadores de necessidades especiais para comunicar o apoio do Legislativo na criação de um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. Participaram do encontro o vereador Zé da Cuia (PP), José Adão Martins dos Santos, presidente da Associação de Deficientes Físicos (ADF), Ataíse Vilas Boas Maronese, assistente social da Secretaria da Criança e Desenvolvimento Social, Rita Mara de Freitas Vieira, membro da associação e coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação, Silvana Volaco Pinheiro, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Socavão, Josemar Marcondes dos Santos e Thiago Augusto Sibério, que integram a ADF.

Levi teve a iniciativa de se reunir com essas entidades quando recebeu ofício do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE), através da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania. Uma das funções da entidade é incentivar a criação e estimular o funcionamento dos conselhos municipais. Na reunião, o vereador presidente leu para todos o documento enviado e colocou-se a disposição para apoiar a organização do órgão em Castro.

Para Rita, a representatividade de um conselho traria muitos benefícios para os deficientes. “Na rede escolar do município, existem 52 crianças com deficiência e os pais dos alunos têm que se envolver nessa organização”, diz. Ela destaca que no município algumas obras e repartições públicas e privadas ainda não estão adaptadas para receber portadores de necessidades especiais. Ataíse complementa que não só os deficientes seriam beneficiados, mas a comunidade em geral. “Temos que tomar consciência que a acessibilidade é para todos. Eu caio, quebro uma perna, vou precisar usar rampas”, explica. Em relação à criação do conselho, a assistente social frisou que é preciso ter auxílio político para ele exercer suas funções. “Hoje temos vários conselhos, como o do idoso, e sem ter apoio não adianta nada”, enfatiza.