A Escola Municipal Professora Dalila Ayres, que atende cerca de 630 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade de Castro, acaba de ser escolhida como representante do Estado do Paraná para o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar Ano-Base 2008. Um dos objetivos da premiação é estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade. A escola receberá diploma de “Escola Referência Nacional em Gestão Escolar” e prêmios para a escola, alunos e diretora.
O prêmio destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino. As coordenadoras pedagógicas, Ana Paula Danilau, Silmara Debetil e Rossana Schendroski, e a diretora Silvana Westphal fizeram um relatório com ações e objetivos, com propostas para que as melhorias na escola sejam contínuas. “Nós nos inscrevemos e relatamos os três últimos anos de gestão da escola, buscando melhorias da qualidade em todos os sentidos”, explica a diretora.
O documento de mais de 80 páginas relata as atividades oferecidas aos alunos, os dados da auto-avaliação e frequência escolar, depoimentos de pais e professores em pesquisas de satisfação, recortes de jornais com matérias sobre a escola e muitos outros dados que trouxeram a Castro uma equipe da comissão julgadora no final do mês de julho.
A primeira escola de cada Estado selecionada pelo Comitê Nacional de Avaliação recebe, além de diploma 'Escola Referência Nacional em Gestão Escolar', a importância de R$ 2 mil e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho (FRM). Os diretores de cada escola selecionada são contemplados com o diploma 'Liderança em Gestão Escolar' e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil ou no exterior.
A escola que for selecionada para o primeiro lugar dentre essas escolas recebe o prêmio de R$ 10 mil, concedido pela FRM e também o diploma 'Destaque Brasil
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. O prêmio é uma realização conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho (FRM).
Em seus ciclos anteriores, desde sua criação em 1998, inscreveram-se, após terem realizado sua auto-avaliação, 19.230 escolas, e foram atribuídos 580 diplomas 'Escola de Referência Nacional em Gestão Escolar'.