terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saúde quer humanizar atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Castro está implantando o programa “Acolhimento!” que faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza SUS, do Ministério da Saúde. De acordo com o coordenador do Programa Saúde da Família, Edinelson Fernandes de Miranda, o objetivo é melhorar a relação entre funcionários das unidades e o usuário, dando uma resposta rápida e procurando de alguma forma resolver o problema. “O que mais angustia o usuário é chegar no posto de saúde, precisando ser atendido, receber um 'não' e ter que voltar no dia seguinte”.

A ideia é, através de um protocolo, esgotar todas as possibilidades para que o usuário seja atendido. “Antes de dizer um não, o funcionário deve fazer todo o possível para encaminhá-lo a um serviço em outra unidade e resolver a demanda. Caso tenha um médico na própria unidade e o quadro seja agudo, será conversado com toda a equipe para que ele seja atendido”, explica Edinelson.

O médico explica ainda que com o programa “Acolhimento”, o atendimento passa a ter um caráter de maior responsabilidade, ressaltando que o serviço de saúde já conta com funcionários com esse perfil, porém nunca houve uma cobrança em relação a este tipo de atendimento. “Agora com o acolhimento, haverá um padrão de atendimento em todas as unidades”.

Para implantar o programa, a coordenação das unidades se reúne com as equipes das unidades, apresenta a ferramenta e como será a implantação. “A partir daí, todos passam a atuar no acolhimento. Criamos um formulário próprio para encaminhamento e depois do programa implantado em todas as unidades, vamos avaliar e se necessário, fazer ajustes”.

A proposta da Saúde é fazer com que esta ferramenta se torne lei e o funcionário passe a ser cobrado se está atendendo de forma correta.