quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Agentes comunitários recebem capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde de Castro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quarta-feira (9), no Teatro Bento Mossurunga, a capacitação para 80 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a realização do teste de acuidade visual na rede municipal de ensino.

O teste faz parte do projeto “Olhar Brasil”, elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde para atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental, em alfabetizandos cadastrados no programa “Brasil Alfabetizado” e na população com idade igual ou acima de 60 anos. A implementação do projeto permitirá reduzir as taxas de evasão decorrentes de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

De acordo com um dos coordenadores do Programa Saúde da Família, Diogo de Paula Nocera, os agentes comunitários realizarão o teste nos alunos e encaminharão, para serviços especializados, os casos de outras doenças oftalmológicas. “Os testes devem iniciar dentro de um mês nas escolas municipais, em seguida serão feitos com alfabetizandos do 'Brasil Alfabetizado', e na sequência com os idosos, em suas casas”.

Os agentes receberam orientação do médico oftalmologista Júlio Galache, sobre a anatomia do olho humano, distúrbios da visão e como realizar o teste de acuidade. As informações serão repassadas para os demais agentes comunitários