sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Servidores encerram programa de liderança

Secretários e diretores de departamentos da Prefeitura de Castro participaram nesta sexta-feira (11) do último encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças promovido em parceria entre a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato Rural de Castro e Prefeitura Municipal.

De acordo com o consultor empresarial Claudinei Alves, o objetivo do curso é desenvolver habilidades de liderança para melhor influenciar pessoas com quem se convive em vários ambientes. Ele destaca que o líder tem papel fundamental no setor público e precisa conciliar os interesses da administração com os da comunidade. “A liderança no serviço público é fundamental, porque o setor se posiciona como fomentador do processo de desenvolvimento, concentra a arrecadação de recursos e tem que administrar bem para atender os anseios dos munícipes”.

Entre as características do líder destacam-se os princípios e valores éticos, habilidade de comunicação, saber ouvir, coragem, ousadia, capacidade de lidar com as diferenças e inspirar confiança nas pessoas. “A liderança pode ser desenvolvida e todos têm potencial para exercer. Muitas pessoas fazem isso naturalmente, outras precisam de estímulo”.

Os seis encontros abordaram conceito de liderança; motivação; resolução de conflitos; confiança; ética; valores de um grupo; planejamento estratégico; ambiente de trabalho, e organização da instituição, através da realização de dinâmicas de grupo, debates, vivências, jogos e trabalhos em grupo.

Avaliação

Para Maria Inez Pedrosa Machado, o curso foi uma oportunidade de vivenciar com os colegas novos conhecimentos. “É bastante útil para nós que exercemos cargos de confiança na administração. É preciso entender que quando a liderança é positiva, a administração é bem organizada”.

Mário Sílvio Martins destaca que a liderança pode ser aplicada no serviço público. “A liderança sustentável no setor público pode melhorar o andamento dos serviços. Todos os conceitos que aprendemos podem ser aplicados no dia a dia”.

Elisabeth Rolim ressalta que foi uma oportunidade de reciclagem, uma visualização dos problemas comuns e a interação com colegas de outras secretaria. “Um líder une o grupo de trabalho, que enxerga os problemas e todos colaboram para resolver”.

A secretária municipal de Planejamento, Renata Macedo de Paula, ressaltou que a liderança é importante em qualquer área e que no setor público é preciso mobilizar as pessoas para o trabalho em equipe. “Buscamos estratégias para melhor atender a população e isso exige liderança dos chefes de equipe para agregar esforços conjuntos para a excelência na prestação de serviços e solução de problemas”.